6 de junho de 2011

Como fazer uma ecobag

Do it yourself

Reciclar o lixo é muito importante para a preservação do nosso meio ambiente. Não é novidade que em breve as sacolas de plástico serão substituídas por sacola reciclável e as Ecobags já são uma realidade!! O que parecia coisa da vovó a algum tempo, hoje não é mais. Quando reciclamos determinado tipo de material que vão desde as latinhas aos tecidos, estamos evitando que novos recursos sejam retirados da natureza, as sacolas levam muitos anos para se decompor.
Já imaginou você ter aquela sacolinha a ECOBAG  que você mesma criou e fez? Que luxo!! rs 
Hoje vamos ensinar como fazer uma ecobag, que aliás foi uma amiga quem me ensinou, foi ela quem fez essa e eu só registrei o passo a passo. Tudo registrado, já estou cheia de idéias aqui pra fazer outras.

Os matérias são bem simples e o tecido é muito fácil arranjar, se for comprar não sairá mais que R$6,00 eu gastei R$ 5,00 no tecido, foi bem baratinho e a linha.

Material:
- Máquina de costura.
- 2 tecidos com meio metro cada (um deles é para o forro).
- 2 tiras de 60cm (pode ser menor) com 10cm de largura para a alça. 
- Tesoura.
- Linha da cor do tecido.
- Caneta ou lápis (caso precise marcar para cortar).
- Fita métrica.



Tecido do forro  

Corte os tecidos nas medidas que preferir, mas separe desse mesmo tecido os que você vai usar para fazer as alças no tamanho indicado ou em qual preferir por isso a importância da fita métrica e caneta.  


Costure o forro na parte avesso do tecido estampado. 


Feito isso faça duas dobras na parte onde será a boca da bolsa e costure, será ai que colocaremos as alças. Você tem outra opção que é costurar a alça entre o forro, entendeu? Mas vamos fazer assim por enquanto...



Costure as laterais. Com os tecidos que deixamos separados faça as alças, feche as pontas e costure depois costure na bolsa, cuidado na hora da costura pra elas não ficarem tortas e uma mais pra cá outra pra lá é só mediar a partir das laterais.



E está pronta!! Eu achei super fácil de fazer e você pode usar o tecido que tiver e ir adaptando esse modelo com as suas idéias. Capriche nas costuras principalmente nas alças porque não queremos ficar na mão no meio da rua, né? 
Da forma que fizemos você poderá usar sua ecobag dos dois lados, pode usar dois tecidos estampados e ela terá dupla face com estampas. Conseguiram pegar como faz?Espero que sim. O que acharam?