17 de dezembro de 2011

Meu Estilo: Rubens F.M. Poças

Meu Estilo: Rubens F.M. Poças 

Sempre tivemos entrevistas com blogueiras, mas resolvi abrir espaços para os meninos também. E hoje quem participa do quadro "Meu estilo" é o Rubens F.M. Poças conhecido mais como Rubão, rsr (é isso, né, Rubão?)rs que é Design de Moda. Formado em construção civil. Ele diz que sempre gostou de desenhar.“Desde 3 ou 4 anos, minha avó já incentivava meus rabiscos.”

Quando ficou mais velho, decidiu que queria trabalhar com ilustrações, mas após terminar o colegial, não tinha condições de bancar uma faculdade de desenho industrial ou algo do tipo, então, prestou construção civil em uma faculdade pública. Logo que passou no vestibular, apareceu a oportunidade de um estágio como desenhista em uma fábrica de aviamentos têxteis. "Para eles, desenhar no computador, naquela época, era tudo igual, tanto faz se fosse ilustrações ou plantas de casas...”  diz ele aos risos. Foi assim que começou a ter contato com a indústria da moda, em 1996.


Meu Estilo: Rubens F.M. Poças 

Na sua opinião quais as características necessária para ser um design de moda?
Em minha opinião, 3 coisas não podem faltar em nenhum designer, independentemente da área de atuação. 1-Criatividade
2-Repertório cultural 
3- Disciplina. 
Quanto ao designer de moda, além dessas características, seria importante também não se deixar iludir pelo glamour. Moda com glamour é fachada de uma indústria que envolve muita coisa, desde uma oficina de costura fundo de quintal, tecelagens barulhentas à desfiles com celebridades. A realidade é bem diferente do que se vê nos catálogos das grandes marcas.

Onde busca inspiração para criar? Tem algum cantinho preferido?
Uso a internet para fazer uma pré seleção dos temas que eu quero abordar, então procuro os ambientes que o público algo costuma freqüentar e observar tudo o que compõe aquele ambiente. Depois procuro também alguma prevê descrição histórica sobre o assunto. Acho importante saber a história de lugares ou acontecimentos para desenvolver o conceito de uma coleção.

Você tem ou gostaria de ter uma marca?
Uma vez fiz uma coleção própria de camisetas de fightwear. Na época, pouca gente conhecia o UFC e o MMA ainda era chamado de vale-tudo. Como era algo bem restrito, embora muita gente elogiasse as estampas, eu precisaria de mais capital para investir. Quem sabe no futuro eu dê continuidade à esse projeto.

Quais foram seus principais trabalhos ou aquele que foi mais gratificante para você?
Lembro quando comecei a desenvolver para os magazines no início de tudo, e via as pessoas usando na rua minhas criações, aquilo foi bem legal.
Depois comecei a ver algumas criações fazendo parte do figurino de algumas novelas.
Recentemente, tenho feito algumas criações para a indústria de fightwear. Com o MMA e campeonatos como o UFC em alta, e por ser algo que sempre gostei de praticar, tenho me empenhado nesse segmento, e foi muito gratificante ver o grande lutador, Wand Silva usando minhas camisetas.

Meu Estilo: Rubens F.M. Poças 

Qual sua opinião sobre o design de moda no Brasil hoje? Você costuma vasculhar os sites e blogs, acha que eles são uma boa ferramenta de inspiração?
Eu passo muito tempo na internet, não deveria passar tanto tempo assim, mas, em fim, acabo vasculhando muitos sites e blogs da área.
Existem alguns muito bons e originais, outros, nem tanto. Infelizmente, muitos sites e blogs acabam apelando para o Ctrl+c Ctrl+v, e nem sempre dão os créditos devidos.
Eu gosto muito de utilizar informações de outras áreas, para que eu possa sair do lugar comum. Acho que minha função é criar, não copiar aquilo que já existe.
No Brasil, ainda existe aquela cultura de seguir aquilo que já existe. Poucos ousam inovar, preferindo não mexer no time que está ganhando. Isso deixa a criatividade amarrada.

Alguma curiosidade que já aconteceu na sua carreira, algum fato estranho ou engraçado?
Uma vez  pediram para eu fazer uma coleção com tema religioso. Era para usar imagens de santos com uma conotação fashion.
Fiz várias ilustrações, porém, numa delas, eu fiz a imagem do santo, como num anúncio de jornal, oferecendo seus serviços. Era algo como: “Santo Antônio - Se você quer se casar e não acho um parceiro, entre em contato comigo que eu tenho a solução” – tudo em inglês. O problema foi que, na hora, eu coloquei a imagem de São Judas em vez do Sto Antônio. Isso foi produzido e distribuído num grande magazine. Uma cliente viu o erro numa loja do Shopping e ligou pro SAC, e tiveram que recolher as peças das lojas.

Um hoby?
Praticar MMA
Pra você o que vale a pena?
Fazer alguém sorrir.
Não vive sem?
Ar, água, comida...Brincadeira...não vivo sem um momento diário para meditar.
Alguém que admira?
Qualquer pessoa que supera suas dificuldades e alcança seus objetivos é digna de admiração.

Meu Estilo: Rubens F.M. Poças  (Fotos: aquivo pessoal)

Pra terminar, deixe uma mensagem para quem gostaria de ingressar na carreira de design de moda.
"Não se iluda pelo glamour que as revistas e os filmes mostram. A moda começa lá no campo, na colheita do algodão ou no cultivo do bicho-da-seda, na produção de materiais sintéticos, passa por processos produtivos até chegar às passarelas e lojas. Tenha em mente que, às vezes, a vida de um animal para pegar sua pele, o trabalho escravo numa oficina de costura clandestina ou outras coisas desagradáveis podem estar diretamente ligadas às nossas atitudes."

Contatos: 
Twitter: @rubao78


PS:Obrigado Rubão por ser tão gentil e aceitar participar do quadro,bjo!