17 de maio de 2012

Meu estilo: Carla Palmieri

Meu estilo: Carla Palmieri

"Minha relação com a moda começou desde cedo! Aos 14 anos me aventurei como modelo e manequim e aos 17 anos já era Styling em um estúdio fotográfico" diz Carla Palmieri a nossa entrevistada da semana para o quadro "Meu estilo". 

Carla, iniciou a faculdade já com o foco no segmento feminino e escrevia para um jornal regional sobre moda e estética. Com 19 anos de profissão, trabalhou na área de marketing em diversas empresas, atualmente é redatora chefe do site de jornalismo de moda- Closet On Line, apresentadora de um programa de Jornalismo de Moda Closet, autora do blog de life style - My Fashion Life e correspondente brasileira do site de moda português - Runway Mag. "Minha relação com a moda é daquelas do tipo “Sou completamente apaixonada” e paixões assim duram uma vida inteira! Rs."                              

Meu estilo: Carla Palmieri

Por que você foi pelo caminho mais difícil: cursou jornalismo e fez apenas a pós em moda?
Meu maior desafio é diariamente me convencer que, apesar de todos os obstáculos da profissão, ainda vale a pena se preocupar em realizar um bom atendimento ao seu público. E, também, acompanhar como aquela informação está sendo absorvida pelas pessoas, ou seja, como jornalista eu procuro funcionar como um curador para meus leitores. Além disso, todos os dias eu busco sensibilidade e discernimento suficientes para selecionar informações e desejos que estão no ar.
Não busquei o caminho mais difícil, apenas escolhi o segmento que ia de encontro com os meus desejos e anseios. Nunca me arrependi! Pois eu amo escrever sobre a cultura de moda e todo o seu universo fascinante. Em suma nasci para ser jornalista!

O que te motivou a escolher a área da moda dentro do jornalismo?   
Todo o processo de escolha foi um caminho natural, nunca fiz planos em longo prazo. Algumas vivências pessoais contribuíram para esta escolha, de resto deixei o “destino” escolher por mim.

Como surgiu o Closet Online? Há quanto tempo ele existe? Como é fazer o Closet?
O closet On Line existe há 03 anos e meio. Criamos o primeiro portal de jornalismo de moda no Brasil, com o objetivo de propor uma nova maneira de “falar” com os profissionais e acadêmicos no segmento de moda. O site, de caráter informativo, procura levar ao usuário todo tipo de notícias relacionadas à moda, com distinção especial dada aos assuntos que nem sempre o público interessado nesta área tem acesso.
A proposta do portal é a originalidade e democratização do jornalismo de moda no Brasil, pois sem comunicação não se faz nada, é o começo de tudo. Os temas serão apresentados em vídeos, matérias jornalísticas e entrevistas. O portal conta com a participação de convidados de diversas áreas, que debatem sempre sobre moda e seus correlatos.
O Closet Online se propõe a fortalecer a idéia de que moda desempenha a função especial ao retratar costumes, valores estéticos e hábitos de uma sociedade.

Amici chef e Carla Palmieri

Como é lidar com o jornalismo de moda e ainda ter uma coluna sobre gastronomia? Tem algum conceito que se aplique entre um e outro na hora de escrever uma reportagem ou fazer um vídeo?
O convite para estrear como critica gastronômica surgiu a partir de minhas experiências gourmets que vivencio para meu blog My Fashion Life, que têm como conceito propagar a vida de uma jornalista de moda.
É uma nova provocação a gastronomia...rs, e como tal me sinto revigorada! Todos os dias procuro saber o que ainda falta aprender e assumo o desafio de ser!
Gastronomia & Moda sempre foram grandes paixões, e sorte a minha poder viajar livremente entre estes dois mundos recheados de coisas boas e doces. 


Qual sua opinião sobre o jornalismo de moda no Brasil?  

O jornalismo de moda ainda sofre preconceito dentro das redações, porque infelizmente ainda existem pessoas que acham que assuntos não relacionados à salvação do planeta são sempre supérfluos. 
O profissionalismo e o reconhecimento na área vêm atingindo significativas proporções desde os anos 90. O estabelecimento de um calendário de moda no país, a valorização da moda como negócio, a evolução do setor têxtil e a qualidade da matéria-prima nacional têm contribuído para a projeção dos designers brasileiros. O aparecimento de modelos brasileiras em vários cenários da moda mundial, evidentemente, atraíram o olhar do mundo fashion sobre nós. O mercado está aquecido para quem deseja trabalhar neste segmento e o melhor de tudo é saber que o Brasil atual pode competir com vários outros países em termos de qualidade e criação. 

Uma reportagem marcante?
Com o estilista Ricardo Almeida para o Programa Closet. Era nossa primeira grande reportagem e isso gerou uma ansiedade que felizmente resultou em um trabalho belíssimo!

Meu estilo: Carla Palmieri

Quais seus planos para o futuro?
Ser feliz sempre! Tenho novidades, mas por enquanto não posso revela-las! rs
Uma viagem inesquecível.
Cuba, Ushuaia na Argentina e Londres.
Alguém que te inspire.
Gabrielle Chanel e minha mãe Maria Neuza!
Algo que valha a pena fazer.
Como, viajo, escrevo, pinto, danço, leio.....e quero sempre mais! rs
O que vale a pena conhecer?
O mundo todo se der......rs 
Uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa?
Vestidos

Ela dá uma dica aos futuros "jornalistas de moda": 
O jornalista tem que possuir a formação adequada, tem que ler muito, pesquisar bastante. Em minha opinião, tem que se aprofundar para estar mais preparado para entender e discutir moda. E o principal criar sua própria identidade de escrita. Como?! Simples, escrevendo todos os dias! rs   

Acesse:         
http://closetonline.com.br/

Carla também esta no twitter@Carla_Palmieri

Agradecimentos: Carla Palmieri
                                Daniele Motta

Fotos: Arquivo pessoal