8 de janeiro de 2013

O homem que criou a maquiagem

"Max Factor o homem que mudou as faces do mundo" 

Máquina com ares futuristas: media minuciosamente o rosto, ajudava a verificar onde estavam as desproporcionalidades 

Um tempo atrás eu li uma matéria na IstoÉ (as referencias do texto são da matéria) muito interessante. Com a moda dos blogs e a disseminação da internet e dos veículos de comunicação, cada vez mais e mais crescentes, meninas (blogs) falam sobre maquiagem, ensinando o passo á passo pra ficar bela. Depois que li essa matéria fiquei pensando. Será que elas sabem como tudo isso começou? Como a industria da beleza nasceu? 

Max Factor, polonês que aos 9 anos de idade se tornou aprendiz de um fabricante de cosméticos e assim entrou para o mundo da maquiagem. Em 1908, quando Max Factor chegou a Los Angeles, a maquiagem era algo destinado apenas a mulheres de reputação ruim ou atores de teatro, para quem ele ofereceu seus préstimos. "O cinema crescia rápido e os closes e as iluminações próprias dos filmes traziam desafios para a maquiagem que só um visionário poderia resolver. Os atores perceberam como os cosméticos poderiam ajudar em seu trabalho e Factor se tornou o queridinho de divas como Katherine Hepburn e Bette Davis" Sabemos que hoje com a criação dos filmes em 3D a maquiagem de alguma forma também mudou. Com as novas formas de fazer cinema e TV nascem novos produtos (make) e a partir de então, cada vez mais e mais novidades, surgem no mercado.

A base era uma camada grossa que rachava a qualquer movimento do rosto e Max resolveu o problema com a criação de uma base de consistência ultrafina (1914), se tornou item de primeira necessidade e é até hoje, pra mim é quase que uma segunda pele. Factor também criou os cílios postiços, gloss, base, sombras, lápis para sobrancelha, corretivo, rímel com aplicador e maquiagem à prova d’água.. "Em 1932, criou uma máquina com ares futuristas que media minuciosamente o rosto e o ajudava a verificar onde estavam as desproporcionalidades que deveriam ser corrigidas com a maquiagem. A invenção foi batizada de Calibrador de Beleza."


A Biografia: Max Factor "Max Factor o homem que mudou as faces do mundo" chegou ao país no ano passado e custa em média R$ 39,90 na Saraiva (link). Acho super válido conhecer melhor e a fundo a história. Ele foi o pai da maquiagem moderna!

Max Factor "Max Factor o homem que mudou as faces do mundo"
Autor: Basten, Fred E. 
Editora: Matrix 
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias

Já conheciam meninas? 


Fonte e Imagens:Istoé