Os cinco filmes indicados ao Oscar de melhor figurino

O Grande Gatsby (The Great Gatsby)



A história se passa nos anos de 1920 onde Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, eles tornam-se grandes amigos e é ele Nick (Tobey Maguire) quem relata seu encontro com Gatsby no auge dos "anos loucos". O filme mostra grandes festas, e com esse figurino incrivel é o meu preferido. E, o mais esperado pelas fashionistas, na época, quando ficaram sabendo que Miuccia Prada ia colaborar no figurino de Catherine Martin com 40 vestidos Prada e Miu Miu adaptados, muita loucura para a cabeça da mulherada.

Segundo Lillian Pacce "uma das cenas mais fashionistas do filme, não é numa festa!" É quando Jay começa a jogar suas camisas para Daisy pegar, e ela diz: “Essas camisas são tão bonitas! Isso me deixa triste porque eu nunca vi camisas tão, tão bonitas antes”." E eu tenho que concordar, amei!

É um filme sobre drama e romance, uma adaptação para o cinema feita à partir do romance homônimo de 1925 escrito pelo americano F. Scott Fitzgerald. O filme foi estrelado por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Amitabh Bachchan, Isla Fisher, e Elizabeth Debicki sendo co-escrito e dirigido por Baz Luhrmann. 
Vocês sabiam que essa é a quarta versão para o cinema? As outras foram: The Great Gatsby (1926), The Great Gatsby (1949) e O Grande Gatsby (1974).

Figurino Catherine Martin



12 Anos de Escravidão (12 years a Slave)




Ainda não vi o filme, que é baseado em fatos reais, é um drama estrelado por Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos e que luta por sobrevivência e liberdade na época pré-Guerra Civil americana em 1841. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt). 

Com direção de Steve McQueen e figurino de Patricia Norris (82 anos) que já tem 6 indicações ao Oscar no currículo. Sabe-se que, como existem poucas fotografias disponíveis da época, a figurinista fez uso da sua própria pesquisa e “palpites fundamentados” para dar ao figurino o visual mais real possível, o desgaste das peças foi fundamental para dar mais veracidade ao figurino e muitas peças foram compradas fora dos Estados Unidos. Não acredito que leve o Oscar nesse também.

Figurino Patricia Norris

.


O Grande Mestre (The Grandemaster)




O drama épico de ação conta a história real de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee e que viveu na metade do século 20, um período conturbado na China. Enquanto os praticantes de vários estilos de combate lutavam uns contra os outros, Ip Man é desafiado pelo mestre Gong Baosen, que saiu do Norte da China e migra para o Sul acompanhado de sua filha, Gong Er.

O lema da trama é "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé".

William Chang é um dos grandes nomes do cinema de Hong Kon, sendo um importante colaborador. O figurinista passou dois anos colecionando laços, contas, rendas e tecidos para compor os looks dos personagens. 

Figurino William Chang Suk Ping




Trapaça (America Hustle)


O filme é focado no glamour do final dos anos de 1970. Entre os acessórios usados no figurino estão: Halston, Fiorucci e Gucci que dão um toque de sofisticação e sensualidade à personagem e ainda conta com óculos Dior, vestidos-envelope by Diane von Furstenberg, peças vintage como o vestido decotado usado por J-Law  e também peças criadas pelo figurinista Michael Wilkinson. Os homens usam lenços de seda, gravatas de estampa paisley, e camisas listradas.

A trama se passa quando Irving Rosenfeld (Christian Bale) que é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams) são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando no perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.
Para caracterização do personagem "Richie DiMaso", Bradley Cooper teve a ideia de dar um penteado permanente, assim como usar rolos de cabelo na cena do apartamento de Richie. 

Figurino: Michael Wilkinson




The invisible Woman


O filme conta a história do romance secreto de Charles Dickens (Ralph Fiennes), que no ponto mais alto de sua carreira de sucesso, casado e pai de família, conhece uma jovem atriz chamada Nelly Ternan (Felicity Jones), que assume o papel de sua amante até seu falecimento em 1870. 

A história se passa entre os anos de 1830 e 1850. O figurinista conta que o grande desafio, era fazer a atriz Felicity Jones parecer muito jovem quando a personagem Nelly conhece Charles, mas ainda assim uma garota para quem ele olharia. E, que optou por uma cartela de cores fortes e escuras quando ela fica mais velha, contrastando com o rosa e os tons pastel da juventude da personagem.

Os figurinos de época são lindos, e quase sempre presente nas indicações do Oscar, tanto que é a terceira vez que Michael O’Connor é indicado. Foi indicado também por “Jane Eyre” e “A Duquesa”, quando merecidamente levou o troféu. O figurino de "A Duquesa" é sensacional!

Figurino: Michael O’Connor



A entrega do Oscar acontece no dia 2 de março. Vamos acompanhar, espero vocês na página do blog no Facebook!! https://www.facebook.com/pages/Moda-e-Imagem Vamos comentar tudinho sobre os looks das estrelas no tapete vermelho!

Façam suas apostas! Qual é o seu preferido?


Imagens:Reprodução

17 Comentários

  1. Nunca assisti nenhum desses filmes, mas alguns parecem interessantes.
    Beijos.
    http://brilhodecereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nosso são figurinos incríveis, eu fiquei na dúvida de qual é melhor.

    http://geriferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola querida ! Espero que tenha gostado mesmo do truque para as unhas ficarem mais fortes... Diz-me depois se funcionou com você tbm
    beijokas e um bom final de semana também!

    http://renata13silva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, tudo muito lindo, estou retribuindo a visita lá no nosso blog!

    segue lá já estou seguindo
    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei os figurinos! Todos lindos pra sua época. Amei o da Trapaça!
    Beijos

    http://www.devolvameucliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro figurinos desta época . Apesar de não conhecer nenhum dos filmes , todos parecem ser ótimos ^^

    Um beijo meu , Miih . <3
    Visita ? | Colorful Rainbow

    ResponderExcluir
  7. Esqueci , estou seguindo , pode retribuir ?

    ResponderExcluir
  8. Um mais lindo que outro!
    Ótimo post.
    bjs*
    www.lidiaklg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Anotei os indicados , e vou conferir.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Alguns ainda não assisti, mais irei assistir com certeza. Gatsby é um dos meus preferidos! Ótimo post! Beijos!

    http://makeandocomk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não assisti ainda nenhum desses filmes, mas quero assistir!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. ótimos figurinos! Gostei do post :)
    Já estou te seguindo!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. amei o post

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  14. Oi, obrigada pela visita, volte sempre!
    Beijos

    dicasdaluuhblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Super merecedores :)

    www.youtube.com/GarotaUnicaBlog

    bloggarotaunica.blogspot.com.br

    Beijos, @julycarvalho15

    ResponderExcluir
  16. Trapaça está trapaçando na beleza, de tão lindo que é o figurino <3

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Interessante... Não conhecia esse filme e com certeza vou assistir!

    Beijo
    Lari Alves,
    http://justlanna.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita! Gostou do post? Deixe sua opinião!