8 de agosto de 2014

Andy Warhol

Foto: Susan Greenwood / Getty Images

Essa foi a semana dele, o gênio da arte pop. Andrew Warhola nasceu dia 6 de agosto de 1928, em Pittsburgh. Seus pais eram da Eslováquia e mudaram-se para os Estados Unidos devido a Primeira Guerra Mundial. Quando criança adquiriu uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades, acredita-se que pode ser uma complicação da escarlatina que causa manchas de pigmentação na pele. Era muito tímido, estudou design no Instituto de Tecnologia Carnegie e odiava seguir regras.

Reprodução

Foi a partir de 1960, que ele deu uma guinada na carreira de artista plástico, mudando seus conceitos e passando a trabalhar de uma forma diferente, agora suas obras eram baseadas em conceitos publicitários com cores fortes, brilhantes, tintas acrílicas e múltiplos serigráficos, seus temas são do cotidiano e artigos de consumo. 

Quem nunca viu, mesmo sem saber, as reproduções das latas de sopas Campbell? Criou também, garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como: Marilyn Monroe, Elvis Presley, Che Guevara, Brigitte Bardot, Liz Taylor, Michael Jackson e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. 

Reprodução

Sou super fã do trabalho de Andy Wahrol e já dei uma dica de livro sobre ele (aqui). Além de suas obras com telas ele também trabalhou com filmes." Discretamente, seus filmes se estendiam para dentro e fora dos interiores das pessoas, interagindo com elas. O artista prolongava os momentos de seus vídeos. Ao contrário do que ocorre diante de uma pintura, a contemplação da obra de Warhol ocorre por uma confluência de olhares. Não há o choque, muito menos revelação diante daquilo que é mostrado." Fonte: Folha de S.Paulo

Faleceu aos 59 anos em janeiro de 1987, se internou para uma cirurgia de vesícula, pós-operatório teve uma arritmia cardíaca. 

Dica de livro:

Autor: David Dalton, Tony Scherman
Tradução: Douglas Kim, Ricardo Lísias
Editora: Globo Livros
Ano: 2010
Paginas: 526