31 de julho de 2014

Musical “Lampião e Lancelote” chega a Campinas com músicas do cantor Zeca Baleiro

Espetáculo mistura universo medieval com Nordeste Brasileiro

Adoro teatro, não é novidade, a novidade é que o musical “Lampião e Lancelote” é inédito na região de Campinas. Com músicas do cantor Zeca Baleiro, direção de Debora Dubois e grande elenco, com Daniel Warren, Marcos Damigo, Daniel Infantini, Luciana Carnieli eVanessa Prieto. O musical recebeu 10 prêmios, sendo em quatro categorias no prêmio Bibi Ferreira, incluindo de Melhor Musical Brasileiro 2013,  APCA Melhor Espetáculo 2013, Qualidade Brasil e quatro categorias no FEMSA, incluindo a de melhor espetáculo.

Com direção de Debora Dubois, que convidou uma das referências da nova MPB, o cantor e compositor Zeca Baleiro, para assinar a trilha e direção musical (indicado ao prêmio FEMSA Coca Cola de melhor música original), a montagem tem adaptação a partir da obra homônima de Fernando Vilela, um dos livros mais premiados do Brasil.

Os dois heróis retratados no livro - acompanhados por personagens míticos e históricos como Morgana e Maria Bonita -, saíram das páginas para ganhar nova vida sobre o palco, em uma encenação cuidadosa e moderna. Sua montagem, além de valorizar a cultura brasileira, encanta tanto pela beleza estética e literária - inspirada nos desenhos e xilogravuras do livro de Fernando Vilela -, quanto pela mágica de fábula que tais personagens inspiram.

Sobre o Livro
Lampião & Lancelote, editado pela Cosacnaify, é um dos livros mais premiados do Brasil. Recebeu dois prêmios Jabuti, quatro prêmios FNLIJ e menção Honrosa na feira de Bolonha. O livro mistura os registros literários, mantendo a rima e o improviso do cordel, além do léxico medieval. Nas falas do cangaceiro, Fernando Vilela usou a métrica mais tradicional do cordel, a sextilha heptassilábica, composta de seis versos com sete sílabas poéticas cada. Já nas falas do cavaleiro, foi empregada a setilha, sete versos de sete sílabas, consagrada nos duelos (de Lampião) escritos por José Costa Leite. Por fim, para a travessia de Lancelote, Vilela apropriou-se dos termos e estrutura de sentenças das novelas de cavalaria. As narrativas épicas da cultura medieval e as sextilhas dos cordelistas do sertão são matrizes que se juntam pra criar uma história em prosa e verso, em carimbo e em xilogravura, mostrando o instante em que dois universos paralelos se cruzam através das figuras de seus maiores heróis.



Zeca Baleiro – música
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro comemora neste ano 15 anos de carreira fonográfica (seu primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, foi lançado em 97). De lá pra cá, foram 12 CDs, seis DVDs e alguns projetos especiais (como o CD em parceria com a escritora e poeta Hilda Hilst, “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé”, de 2006). Em 2010, Zeca Baleiro lançou os CDs “Concerto” e “Trilhas” pelo seu próprio selo, Saravá Discos, fato que inaugura uma nova fase em sua carreira. No mesmo ano, Baleiro também se lançou em novas áreas, com o programa “Biotônico” na rádio UOL; os livros “Bala na Agulha (reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras)” e “Vida é um Souvenir Made in Hong Kong – Livro de Canções”; e a estreia do musical infanto-juvenil “Quem tem medo de Curupira?”, de sua autoria.

Serviço:
Musical “Lampião e Lancelote”
Local: Teatro Brasil Kirin – Shopping Iguatemi Campinas - Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina (3º piso) – Campinas
Datas: 01, 02 e 03 de agosto
Horários: sexta e sábado às 21h, domingo às 19h
Preço: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

Serão apenas três apresentações, de 1 a 3 de agosto, de sexta a domingo, no Teatro Brasil Kirin, no Shopping Iguatemi Campinas. Por isso, não dá para perder!