22 de agosto de 2014

Anarquia na Passarela


Dica de livro.

Uma super dica para quem vai passar o fim de semana em casa, ler! Que tal saber um pouco mais sobre moda? Esse livro é perfeito, eu não conhecia, e me apaixonei já no primeiro capitulo. "Anarquia na passarela - A influência do movimento punk nas coleções de moda". 

Em Anarquia na passarela, Daniel Rodrigues, que é jornalista, apresenta, após uma longa pesquisa, um livro essencial para quem quer compreender, mais do que a moda como um todo, a sociedade contemporânea. Como estes elementos se incorporaram às passarelas? Como foram parar nas pranchetas de estilistas como Vivenne Westwood e Jean-Paul Gaultier? De que forma a sociedade assimilou o punk como movimento cultural, como expressão, como tribo? Todas essas questão são explicadas de forma clara e fazem o leitor entender e conhecer um pouco mais sobre os expressões de moda surgida nessa época e suas influencias até hoje. O prefácio é de Carlos Gerbase.   

O autor salienta, ainda, a importância dos músicos, de suas melodias, de suas letras e de suas roupas para o movimento punk. Vocês conhecem ou já ouviram falar em muitas dessas bandas: Ramones, The Stooges e Sex Pistols que foram fundamentais para motivar mais jovens a questionar a sociedade mutante da época.

Contribuindo, com o som pesado, que muitos curtem e outros detestam, para aguçar sua agressividade e sua revolta. Ao mesmo tempo, estes grupos serviram de inspiração para a estética que mesclava estampa xadrez, tachas, botas, meias arrastão, cabelos coloridos e moicano, jeans, entre outras peças e acessórios. 

"A moda carrega uma importância sociológica e antropológica inegável dentro da sociedade de hoje".




Gente, eu emprestei da biblioteca da faculdade para ler, mas vou comprar um exemplar, vale a pena!

Ficha técnica:
Livro: Anarquia na passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda. 
Autor: Daniel Rodrigues
Preço: R$ 35,00 
Páginas: 192  
Editora: Dublinense 

Quer saber um pouco mais de que forma a sociedade assimilou o punk como movimento cultural, como expressão, como tribo? Leia!

Gostaram da dica? ;)