6 de junho de 2015

Livros: Lançamentos de junho!


O mês de junho já começou e com ele os melhores lançamentos de livros. Escolhi 2 deles que eu gostaria de ler. Vidas reinventadas de Boris Fishman - com uma linguagem fluida e elegante e uma história cheia de desvios e nuances, Fishman apresenta o protagonista e alter-ego Slava Gelman, um aspirante a escritor da revista Century.
O romance de estreia de Boris Fishman é consistente, ambicioso e maliciosamente divertido.
–  The New York Times 

E, As vantagens de ser invisível – que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter , e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco – é o livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky. O romance, que já havia  vendido mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, ganhou as principais listas de bestsellers do país em 2012, impulsionado pela adaptação para a telona. No Brasil foi lançado em 2007, o livro voltou às prateleiras com nova capa e frequentou os principais rankings de vendas por mais de seis meses. As vantagens de ser invisível de Stephen Chbosky. Espero que gostem!

Imagem: reprodução Vidas reinventadas

Vidas reinventadas, é um livro sobre família, Holocausto, os limites entre a ficção e a realidade. 
Descendente de judeus russos que imigraram para os Estados Unidos quando ainda era criança, Slava vem se distanciando da família que vive no Brooklyn para se tornar mais americano e fazer algum sucesso escrevendo na América. Isso começa a mudar após a morte de sua avó – uma sobrevivente de um gueto nazista em Minsk – e de um pedido inusitado de seu avô: forjar um relato de como a avó sobrevivera à guerra.
Dois dias antes de morrer, a avó recebera pelo correio um formulário do governo alemão em que sobreviventes do Holocausto deveriam relatar suas histórias a fim de receberem uma indenização. Sua avó não falava sobre o assunto e nunca escreveu a carta. Seu avô, também um sobrevivente, não se enquadrava exatamente nos critérios do governo alemão para se candidatar: fugiu para o Uzbequistão no início da guerra, nunca esteve em um gueto ou um campo de concentração.

A princípio relutante, Slava acaba cedendo e escreve um relato para ser enviado no nome do avô. Em seguida, começa a escrever para toda uma comunidade de velhos imigrantes judeus da União Soviética, entrando de cabeça em um turbilhão de histórias – inventadas – sobre o Holocausto ao mesmo tempo que se reconecta com sua avó, suas origens e o restante de sua família. Tratando de temas muito sérios com humor, ironia e até mesmo aspereza, Boris Fishman nos apresenta questões sobre a verdade, a justiça e a história.

Autor: Boris Fishman
Tradução: Santiago Nazarian
Preço: R$ 49,50
Páginas: 384 

Imagem: reprodução As vantagens de ser invisível 

As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.


AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
Autor: Stephen Chbosky
Tradução: Ryta Vinagre
Preço: R$ 29,50
Página: 224 


Gostaram? Qual deles gostaria de ler?