29 de novembro de 2019

Tel Aviv inaugura serviço gratuito de ônibus aos sábados, durante o Shabbat

Crédito: Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel

Turistas e visitantes de Tel Aviv podem comemorar. A cidade passou a oferecer transporte de ônibus aos sábados. Por conta do Shabbat, que vai do pôr-do-sol de sexta-feira até o do sábado, quase tudo parava de funcionar até então. Contudo, a vida do turista fica, agora, mais fácil. E mais barata, porque o serviço será gratuito.

Esse sistema de transporte no fim de semana conecta Tel Aviv a cidades próximas, como Ramat HaSharon, Giv'atayim e Kiryat Ono, e está gerando interesse em outros municípios. Aproximadamente, quatro milhões de residentes na área metropolitana de Tel Aviv serão impactadas pelo serviço.

Crédito: Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel

Mini ônibus, com 19 assentos cada, rodam por seis rotas diferentes, cobrindo trezentos quilômetros e incluindo mais de quinhentas paradas. As rotas oferecem aos passageiros acesso rápido aos centros das cidades e a vários bairros vizinhos, levando em consideração áreas caracterizadas por moradores que são, também, praticantes religiosos.

Os ônibus têm intervalo de meia hora entre às 18h de sexta-feira até às 2h da manhã de sábado e retomam o serviço no período de 9h às 17h no sábado, com exceção do ônibus 710 de Kiryat Ono, que roda a cada uma hora.

Tanto os veículos quanto as estações relevantes estão devidamente sinalizadas e têm mapas dedicados. A cada três ônibus (a cada 1h30), um é acessível a pessoas com deficiência. Os passageiros também podem solicitar um ônibus acessível com antecedência.

Informação em tempo real e horários podem ser encontrados nos aplicativos de transporte comuns e no site dedicado que, por enquanto, só está disponível em hebreu. Informações sobre as linhas e paradas podem ser encontradas no site em inglês. Foi criado também um mapa interativo com essas informações.

Nesta fase, o serviço de transporte é oferecido gratuitamente e passageiros podem se mover livremente entre as linhas de ônibus.

 Crédito: Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel
Crédito: Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel

Sobre o Ministério do Turismo de Israel no Brasil

Presente com escritórios internacionais em 13 países e no Brasil desde 2006 o Ministério do Turismo de Israel atua na construção de relacionamento com diversos públicos, com a missão de promover o conhecimento sobre o país e fomentar a curiosidade pelo destino. Sua atuação tem o objetivo de divulgar Israel no mercado local por meio de ações com entidades, comunidades, órgãos públicos, imprensa e indústria do turismo, com foco em segurança, religião, cultura, gastronomia, aventura, lifestyle, bem-estar e tecnologia, pilares que se somam à completa infraestrutura do país para o turismo. Para mais informações, acesse http://www.goisrael.com.br/






Me encontre nas redes sociais: