11 de novembro de 2020

5 cuidados com a barba no verão que evitam danos aos fios


Assim como os cabelos, a qualidade dos fios da barba pode piorar durante o verão devido à exposição excessiva dos pelos faciais ao sol, mar e piscina. “Estes fatores causam o ressecamento dos fios, deixando-os quebradiços e opacos. A incidência dos raios UV, o cloro e a água salgada também podem oxidar os pigmentos dos fios, causando mudanças na coloração da barba. Por isso, é importante adotar alguns cuidados extras para manter a barba saudável durante o verão”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society e da European Hair Research Society. “Além disso, o calor estimula a oleosidade da pele que, em excesso, pode afetar o crescimento da barba”, completa o médico. Abaixo, o médico dá dicas dos principais cuidados para manter os fios saudáveis:

 5 cuidados com a barba no verão que evitam danos aos fios (Imagens: ilustração)

*Lave bem a barba: Principalmente após sair do mar ou da piscina, é importante que você lave a barba para tirar o cloro ou o sal que ficaram nos fios. “Além disso, o sol e o calor podem aumentar a oleosidade da face, estimulando a dermatite seborreica no local. Lavar ajudará a controlar a produção de oleosidade e eliminar as sujeiras”, afirma o médico. No mercado, há produtos específicos como o Shampoo para barba Downtown, da B.URB, que limpa a barba, removendo o acúmulo de impurezas do dia-a-dia e tornando os fios mais fortes e saudáveis.

 5 cuidados com a barba no verão que evitam danos aos fios (Imagens: ilustração)

*Mantenha a barba hidratada: “Quando exposta ao sol e ao calor do verão, a barba precisa de hidratação adequada para manter-se saudável, já que esses fatores provocam a quebra das cutículas dos fios, tornando-os ressecados e quebradiços. O uso de óleo para barba pode reduzir esse mal”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni. O Óleo para barba Venice, da B.URB hidrata, revitaliza e amacia os fios instantaneamente, deixando a barba leve, com fios soltos e brilhantes.

 5 cuidados com a barba no verão que evitam danos aos fios (Imagens: ilustração)

*Utilize protetor solar: A pele sob a barba também necessita de fotoproteção. “Para quem possui a barba curta, o filtro solar deve ser aplicado em toda sua extensão. Já para quem tem a barba volumosa, o protetor não se faz tão necessário, pois o volume dos fios cria uma sombra na face e protege toda a região coberta por eles. Mas é preciso aplicar filtro solar nas falhas ou áreas que não estão totalmente cobertas pela barba. Para isso, opte por filtros solares de toque seco que não deixam resíduos e evitam que os fios fiquem brancos por causa do produto”, destaca o Dr. Lucas. Um protetor solar com essas características é Hidra Milk Sun, da Buona Vita. O produto bloqueia os raios UVA e oferece protege contra o UVB, oferecendo também proteção contra a radiação da luz visível (luz das lâmpadas e telas de computadores), ao mesmo tempo em que oferece controle sobre a oleosidade.


 5 cuidados com a barba no verão que evitam danos aos fios (Imagens: ilustração)

*Hidrate também a pele: Para evitar a produção rebote de oleosidade após a limpeza da pele, é necessário hidratar. “Hidratantes com Vitamina C ajudam a formar colágeno de boa qualidade e a manter os fios mais fortes”, afirma. No mercado, a Ada Tina conta com o C20 Sérum, que traz a Vitamina C estabilizada, uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção.

*Beba bastante água: Manter-se hidratado é fundamental no verão e contribui para a saúde e aparência da pele, do cabelo e também da barba.  Por isso, tenha sempre uma garrafa de água perto de você.


FONTES:


*DR. LUCAS FUSTINONI: médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society, da European Hair Research Society, da Uktranian Hair Research Society, da Sociedade Italiana de Tricologia e da Associação Argentina de Tricologia. Graduado em Medicina, Dr. Lucas Fustinoni é divulgador científico de Tricologia e Estética, Fellowship de Estética em Miami, e possui o maior canal do Youtube do mundo sobre Tricologia e Estética.


*B.URB: Empresa originalmente brasileira, fundada em 2015 e criada para cuidar do homem, a B.URB apresenta uma linha de produtos totalmente voltada para o cuidado pessoal masculino. A criação de produtos exclusivos da marca leva em conta a tecnologia aliada à natureza, com uma linha inovadora, de alta qualidade e performance. Para saber mais sobre a marca, acesse: www.burb.com.br


 








Me encontre nas redes sociais: