9 de fevereiro de 2022

Laces e touca de cetim -- dermatologista comenta os cuidados com a beleza que estão em alta no BBB 22

Laces e touca de cetim -- dermatologista comenta os cuidados com a beleza que estão em alta no BBB 22 (reprodução instagram)


Todo ano o BBB fica entre os assuntos mais comentados, na edição 22, produtos, acessórios e cuidados para os cabelos tem chamado a atenção. Dra. Calu Franco, dermatologista comenta os benefícios e cuidados que estão em alta no reality.


Touca de Cetim


Hit da edição, já ganhou a cabeça de participantes como Brunna Gonçalves e Jade Picon. Mas quais os benefícios reais do acessório? As toucas e fronhas de cetim tendem a proteger os fios do atrito com o travesseiro durante o sono e com isso evitam o frizz pela manhã.


“Com o atrito dos fios e o travesseiro pode ocorrer abertura da cutícula dos fios, ocasionando o frizz e nós. Todos os tipos de fios podem se beneficiar do uso, em especial os fios finos, ondulados e crespos pela sua tendência natural à fragilidade e frizz. Com a diminuição da abertura das cutículas dos fios pelo atrito, o uso da touca ou fronha de cetim também ajuda na preservação da umidade dos fios, prevenindo o ressecamento”. Pontua Dra. Calu.


Mas a dermatologista alerta, “Pessoas com doenças de couro cabeludo ou tendência a dermatite seborreica devem evitar o uso, pelo risco de piora das dermatoses de base. A recomendação também é de que os fios estejam totalmente secos para o uso, diminuindo também o risco de doenças do couro cabeludo”.


 

Laces e touca de cetim -- dermatologista comenta os cuidados com a beleza que estão em alta no BBB 22 (reprodução instagram)



Laces


Usada pela dançarina Brunna e popularizada por cantoras como Beyocé, Ludmilla e Nick Minaji, a Lace é um tipo de prótese capilar semelhante a uma peruca convencional, mas que tem os fios costurados um a um sobre uma tela que simula o couro cabeludo. A prótese é fixada por uma cola específica ou fita adesiva a duração varia de acordo com a cola utilizada e pode ser de 3 dias até 4 semanas.


Mas é preciso ficar atento ao seu uso, “A cola, por exemplo, pode causar alergias, que na pele chamamos de dermatites de contato alérgica, que acontece em pessoas suscetíveis, ou pelo contato prolongado com o produto”, explica a dermatologista que ainda completa. “Além disso, o uso pode piorar doenças como a dermatite seborreica, que sabidamente agravam-se com a oclusão do couro cabeludo, seja pelas laces ou por bonés, chapéus”.


Mesmo com os riscos, o uso não é contraindicado de uma forma geral, mas o usuário deve tomar precauções e atentar-se às principais restrições do uso. “Como principais cuidados, deve-se evitar o uso de penteados muito apertados por tempo prolongado, tomar o cuidado de secar bem a prótese e a tela após a lavagem, evitando a umidade, e fazer um teste cutâneo com a cola ou fita adesiva a ser utilizada por pelo menos 48h antes do uso, caso haja vermelhidão e coceira no local aplicado, o uso da cola deve ser evitado”. Finaliza dra. Calu Franco


 


Sobre a Dra. Calu Franco | @dracalufranco


Com 10 anos na área da dermatologia, a médica Calu Franco ficou conhecida em São Paulo por ser uma profissional super comedida e minuciosa quando o assunto é tratamento estético. Pela influência artística dos familiares, a médica carrega para o seu lado profissional referências muito fortes de harmonia estética, naturalidade e beleza. Para ela, além do diploma e experiência na medicina, o olhar clínico é fundamental para fazer a indicação certa e elevar a autoestima de alguém. 












Me encontre nas redes sociais:

Fonte: assessoria de imprensa