19 de abril de 2022

Evento de moda na ESPM discute a valorização do trabalho e da cultura indígena

 Evento de moda na  ESPM discute a valorização do trabalho e da cultura indígena 


O curso de graduação em Design de Moda da ESPM Porto Alegre promove, em 19 de abril, às 19h30, evento intitulado A Moda e a Ancestralidade Indígena: Estamos Vestindo esta Causa?, sua oitava edição do Fashion Revolution. O objetivo do encontro é aumentar a conscientização sobre a indústria da moda e seus impactos ambientais, sociais e econômicos. 


O Fashion Revolution, movimento internacional criado na Grã-Bretanha em 2013, acontece todos os anos em mais de 90 países -- sempre no mês de abril -- e conta com a participação de estudantes de moda para engajar a sociedade nas discussões relativas às responsabilidades do setor.


O evento deste ano – realizado no Dia do Indígena – incluirá uma roda de conversa sobre visibilidade e valorização de projetos que envolvam a colaboração de marcas ou designers com comunidades indígenas locais, em uma perspectiva de inovação social. Além disso, contará com uma exposição de design e artesanato sustentável. 


 Evento de moda na  ESPM discute a valorização do trabalho e da cultura indígena 


“Queremos mobilizar pessoas para além da nossa comunidade, amplificar vozes pouco ouvidas, dar exposição aos problemas e trabalhar juntos em busca de soluções inovadoras e interconectadas”, diz Madeleine Muller, professora de graduação da ESPM Porto Alegre. “A produção e o consumo excessivo tornam as pessoas que fazem parte dessa cadeia invisíveis. A riqueza e o poder estão concentrados nas mãos de poucos."


Os convidados – Santiago Franco (cacique da Aldeia Ivy Poty, Barra do Ribeiro/RS), Geronimo Franco (residente da Aldeia Ivy Poty e professor bilíngue de Língua Portuguesa e Mbyá Guarani), Tiago Braga (designer e diretor criativo da OIAMO, um atelier nômade) e Felipe Bender (CEO da marca de roupa Monjuá) – serão mediados por Madeleine Müller e Mariana Castro, docentes responsáveis pelo projeto na ESPM, e pela estudante Victoria Pohlmann, embaixadora do Fashion Revolution na instituição. 


 


Serviço:

I Semana Fashion Revolution


Quando: 19 de abril

Horário: 19:30h

Endereço: Rua Guilherme Schell, 268 - Espaço de convivência

Evento gratuito


 











Me encontre nas redes sociais: