29 de junho de 2022

Livro: 4 livros para entender a história do mundo



Estudar o passado para entender onde estamos e para onde a civilização está caminhando. Esse é um tema que nunca sai de pauta, seja para estudantes, curiosos ou para quem precisa de subsídios que contextualizem eventos contemporâneos, como a Guerra da Ucrânia. A Disal preparou uma seleção especial com tudo o que é preciso saber sobre o homem enquanto ser que constrói seu tempo e a sua relação com o mundo em diferentes períodos.


História Antiga: Grécia e Roma – Eyler, Flavia Maria Schlee Vozes


Composta de quatro volumes, esta coleção sobre História Geral abrange a Antiguidade, a Idade Média, a Moderna e a Contemporânea do Ocidente. Este volume trata da História Antiga, particularmente da Grécia e de Roma. A autora convida os leitores ao exercício de um pensamento que possa nos colocar diante dos problemas que gregos e romanos enfrentaram e configuraram ao longo de sua história. Obedecendo a uma cronologia, são apresentadas questões que dizem respeito, sobretudo, à partilha do mundo tanto entre gregos quanto entre os romanos. Partilha essa compreendida como os diferentes tipos de organização humana enquanto respostas a determinadas circunstâncias históricas.


Saiba mais: Historia-Antiga-Grecia-ERoma



O Egito Antigo - Passo a passo – Aude Gros De Beler Claro Enigma (Cia das Letras)


No fértil vale do rio Nilo, alguns milênios A.C., como viviam os antigos egípcios. Se, com frequência, conhecemos as pirâmides, os nomes de alguns deuses ou faraós, ignoramos completamente tudo aquilo que constituía a vida cotidiana, os materiais, as roupas, a alimentação, a educação das crianças...Este livro, escrito por uma egiptóloga, revela certos detalhes surpreendentes dessa civilização, como o aprendizado da matemática, as regras de etiqueta à mesa, os códigos de vestimenta, o lazer... Voltando no tempo e navegando pelo Nilo até o Vale dos Reis, a vida dos egípcios vai se tornar rapidamente familiar a você.


Saiba mais: Egito-Antigo



A Idade Média - Passo a passo – Carpentier, Vincent Claro Enigma (Cia das Letras)


Longe dos lugares-comuns que tratam os séculos medievais como um período de decadência, este livro permite descobrir a vida cotidiana de homens e das mulheres daquela época e penetrar em suas aldeias, cidades e mercados. Seguindo os passos dos arqueólogos, o leitor conhece tanto a guerra, a peste e a ignorância que deram fama à chamada “era das trevas” quanto a rica cultura desses dez séculos, localizados entre a Antiguidade e o Renascimento.


Saiba mais:  Idade-Media-A-Passo-APasso


História e Narrativa - A ciência e a arte da escrita histórica – Topolski, jerzy Vozes


A narrativa em que a história se exprime é um recurso estilístico de síntese de todo o esforço de pesquisa e entendimento que o historiador faz. Os textos deste livro apresentam ao leitor a paisagem do debate contemporâneo quanto à filosofia da história, ao papel da linguagem, ao teor empírico da investigação histórica e às relações entre esses e outros aspectos da historiografia autores brasileiros, europeus e americanos, aqui reunidos sob a coordenação de Jurandir Malerba, oferecem ao leitor um precioso horizonte de reflexão sobre a arte de escrever história.


Saiba mais: Historia-E-Narrativa-A-Ciencia-EA














Me encontre nas redes sociais: