29 de junho de 2022

Saiba qual a diferença entre Cabelo Seco e Ressecado

 Saiba qual a diferença entre Cabelo Seco e Ressecado (Imagem:reprodução)


Comumente confunde-se cabelos secos e cabelos ressecados, mas na verdade existem diferenças entre esses dois fatores. “É possível sofrer com os dois problemas ao mesmo tempo, resultando em fios com frizz, ásperos e embaraçados. Sendo necessário tratamento especializado para recuperar a saúde dos fios.” explica o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo.

 

Os cabelos secos surgem por falta de hidratação dos fios, principalmente pelo uso contínuo de chapinha que retira toda umidade dos fios deixando-os secos. Processos químicos não estão associados com os cabelos secos.

 

“Os cabelos secos também possuem um fator hereditário onde os fios podem ser naturalmente secos. Se suas glândulas sebáceas produzem pouca gordura, seus cabelos ficam sem brilho, opacos. As escamas dos fios se abrem facilmente o que torna os fios ainda mais vulneráveis.” esclarece o especialista Tharik.

 

Os cabelos crespos e cacheados, por exemplo, tendem a ser mais secos que os demais pela forma espiral e o excesso de volume, que impedem a oleosidade natural do couro cabeludo de chegar até as pontas.

 

Para esses tipos de cabelos, é bom apostar em tratamentos hidratantes que mantenham o equilíbrio dos fios. Cabelos secos precisam de hidratações semanais. Os produtos usados diariamente em casa também precisam ter essa propriedade hidratante, com shampoo e condicionador específicos para esse tipo de cabelo. É importante nunca usar finalizadores que contenham álcool na fórmula, como os em gel, pois ressecam o cabelo.

 

 Saiba qual a diferença entre Cabelo Seco e Ressecado (Imagem:reprodução)


Cabelos Ressecados


Podemos dizer que o cabelo ressecados é um cabelo seco em pior estado, Suas cutículas são ainda mais abertas que a dos cabelos secos o que proporciona fios bem embaraçados.

 

Tratamentos químicos em excesso como relaxamentos, alisamentos, descoloração, luzes entre outros são normalmente as causas do ressecamento dos fios. Somando-se isso aos fatores externos e uso contínuo de chapinha e secador, os cabelos ressecados ficam ainda piores.


“Vale ressaltar que o ressecamento dos fios podem afetar qualquer tipo de cabelo, e esta diretamente ligado a rotina de cuidados que você atribui aos seus cabelos. Ou seja, se você possui cabelos oleosos e abusa do uso de chapinhas por exemplo, o mesmo passará para um cabelo ressecado ao longo do tempo.” explica Tharik Bonomo.


Esse tipo de cabelo foi adquirindo algumas características com o tempo, como por exemplo, estrutura frágil, arma facilmente, é áspero, embaraçado, possui frizz e pontas duplas. Em alguns casos, junto ao ressecamento, o cabelo também fica poroso e danificado, o que o deixa quebradiço e ainda mais frágil.



Como identificar se seu cabelo é\está seco?


De acordo com o tricologista os cabelos secos são fios que estão com uma deficiência de água e, por isso, precisam repor a hidratação perdida. Quando estão neste estado, os fios ficam com uma aparência mais opaca, desidratada, fraca e se embaraçam com mais facilidade, já que as cutículas ficam mais abertas, deixando os fios vulneráveis. A falta de hidratação que deixa os cabelos secos geralmente é ocasionada pelo uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha, que retiram a umidade dos fios.

 

 Saiba qual a diferença entre Cabelo Seco e Ressecado (Imagem:reprodução)


Como identificar se o seu cabelo está ressecado?


Os cabelos ressecados são fios que além de terem perdido bastante água, ainda estão com deficiência de nutrientes, proteínas e lipídios. Nesse caso, os fios ficam quebradiços, com excesso de volume, frizz, opacos, sem movimento e com o temido aspecto “palha”. O ressecamento dos cabelos é geralmente ocasionado pelo excesso de procedimentos químicos nos fios, como coloração, relaxamento, alisamento e descoloração.

 

Durante os processos químicos, o PH dos cabelos é muito elevado e ocasiona na abertura das escamas dos fios, o que faz com que eles percam muita água, proteínas e nutrientes, deixando-os porosos, ásperos, com pontas espigadas e quebradiços.


O cabelo ressecado é um estágio a mais do que quando os fios estão apenas secos, que é o primeiro estágio de dano. Quando chega a esse ponto, os fios tendem a ficar cheia de nós, os dedos não deslizam pelos cabelos, se o cabelo tem passado por procedimentos de mechas, coloração ou muito uso de chapinha e babyliss, já está em um diagnóstico de cabelo ressecado.


Tratamentos

Mesmos surgindo por diferentes motivos, ambos são beneficiados pelos mesmo tipos de tratamentos sendo que o tratamento para fios ressecados deve ser mais intenso. Para recuperar o ressecado, é preciso hidratar o cabelo, fazer tratamentos. Uma boa opção é experimentar cauterização e outros tipos de procedimento que recuperam a massa capilar e melhoram as características do cabelo, que são perdidas durante colorações e alisamentos.

 



 









Me encontre nas redes sociais: