25 de julho de 2022

Da Netflix ao TikTok: a "Persuasão" de Jane Austen em criar obras atemporais

 Da Netflix ao TikTok: a "Persuasão" de Jane Austen em criar obras atemporais


A clássica obra Persuasão, escrita em 1817 por Jane Austen, já recebeu quatro adaptações cinematográficas – sendo a primeira em 1960 e a quarta em 2007 –. Após 15 anos desde a última releitura, a história ganhou uma quinta adaptação, produzida pela plataforma de streaming da Netflix. Protagonizado por Dakota Johnson (50 tons de cinza), o novo longa intensificou a repercussão de um dos livros mais aclamados de Austen. Com a história em alta, o TikTok lançou um dos maiores clubes de leitura do mundo, o TikTok Book Club, e elegeu Persuasão como  o primeiro livro a ser discutido. A escolha segue uma predileção pelos clássicos mais evidentes no conteúdo livreiro, principalmente pelo sucesso do BookTok no aplicativo.



Mesmo publicado há dois séculos, as narrativas criadas por Jane Austen seguem atemporais e cativam públicos de diversas gerações. Lançado no Brasil em edição de capa dura luxuosa pela ViaLeitura, do Grupo Editorial Edipro, Persuasão acompanha a trajetória de autoconhecimento da personagem Anne Elliot que se percebe forçada a conviver com um amor antigo cultivado no passado, o encantador Frederick Wentworth. A classe social do casal é o que afasta o romance: enquanto Anne é de uma família influente – e falida –, o jovem está longe desta realidade. Por isso, ela é influenciada a romper o casamento. Após oito anos separados, Wentworth retorna à cidade com um título da marinha, muito dinheiro e um objetivo apenas, o casamento.


O livro é um dos romances mais aclamados até hoje pelo viés feminista que Austen apresenta. Assim como em Orgulho e Preconceito (ViaLeitura), a personagem principal, Anne, conta com características de personalidade forte, contradizendo aspectos engendrados na época. A jovem deixou fortuna e aparência em segundo plano para se concentrar em descobrir aspectos mais profundos nas suas relações.




Ficha técnica:

Titulo: Persuasão

Autora: Jane Austen

Editora: Edipro - Via Leitura

ISBN: 9788567097640

Páginas: 224

Preço: R$ 53,90

Onde comprar: Amazon


Sobre a autora: Jane Austen (1775-1817) tornou-se uma das mais reconhecidas escritoras inglesas em toda a História. Nascida na nobreza rural do século XVIII, representou a realidade de sua classe social em todas as suas obras, concentrando-se no papel da mulher. A sétima filha de uma família de ávidos leitores escreveu seus primeiros textos para o divertimento doméstico, até a publicação de seu primeiro livro, em 1810. Apesar de o casamento ser um tema frequente em suas obras, Austen morreu sem nunca ter se casado, aos 41 anos, em Winchester. Suas últimas palavras foram “não quero nada mais que a morte”.


Sinopse: Último romance escrito por Jane Austen, Persuasão acompanha a jornada de autoconhecimento e redenção de Anne Elliot. Uma das obras mais célebres da autora ganha agora uma edição para colecionador em capa dura. A senhorita Elliot, filha de um importante — porém falido — baronete, de repente se vê obrigada a conviver com um amor do passado. Anos antes, Anne aceitara se casar com Frederick Wentworth; contudo, pelo fato de ele não ser rico nem influente, ela foi persuadida pela família e por uma grande amiga a romper o noivado. Agora, Wentworth retorna à cidade com um título de oficial da marinha, bastante dinheiro e o objetivo de se casar. Com o coração pesado de arrependimento, Anne terá de vê-lo cortejar outras moças, ou será que ainda há esperança de eles viverem um grande amor? Publicada postumamente, em 1818, a história da senhorita Anne Elliot e do capitão Wentworth conquista leitores desde então e ampliou o legado literário de uma das maiores autoras da literatura mundial.












Me encontre nas redes sociais: