6 de novembro de 2022

5 motivos para comprar roupas usadas e dar um novo sentido a elas

 5 motivos para comprar roupas usadas e dar um novo sentido a elas


O mercado de moda de segunda mão tem crescido e continuará em expansão, tendendo a ultrapassar o mercado de fast fashion até 2030, segundo o estudo a (re)descoberta da moda seminova do Brasil, produzido recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Enjoei. Para mergulhar nessa tendência que oferece uma série de vantagens, listamos cinco dos principais motivos pelos quais você pode e deve consumir moda seminova desde já, se ainda não o faz.

 

1ª - Economia -- quem não quer?


O second hand permite a compra de peças praticamente novas por preços extremamente atrativos. E simplesmente pelo fato de que elas já foram de outros donos e fizeram parte de outras histórias. Mas o que muda, afinal? Se a peça está em bom estado, agrada e se encaixa naquilo que você procura, por que não adquiri-la, contando ainda com um preço justo? Se joga na compra.


2º - Diversão -- por que não tornar a compra uma experiência divertida?


Procurar um item em busca da exclusividade ou do melhor preço pode ser uma experiência bem interessante e inovadora. Ao comprar em um marketplace como o Enjoei, o usuário pode ver quais são as peças mais buscadas na plataforma e pesquisar por categorias específicas, tais como “wide leg”, “aquela alfaiataria”, “bem boneca”, entre outros, de acordo com suas preferências. A plataforma oferece uma navegação clean, com linguagem jovem, e que possibilita uma infinidade de opções, para todos os gostos e bolsos.


3º - Sustentabilidade -- importante para você e para o planeta


A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo. A produção exacerbada, alinhada à cultura do descarte, faz com que um caminhão de roupas usadas seja despejado em aterros ou queimado a cada segundo no mundo (!), segundo estimativa publicada no estudo do BCG em parceria com o Enjoei. Comprar itens usados colabora com a redução do impacto ambiental, aumenta o ciclo de vida de uma peça e ajuda o movimento de circularidade da moda, que tende a aumentar nos próximos anos. É uma compra com propósito, né?


4º - Diversidade de peças -- de tudo um pouco, para o seu gosto e bolso


O mercado de second hand proporciona uma diversidade enorme de opções de peças, marcas, preços e produtos exclusivos de coleções passadas e vintages. Na categoria “roupas” do Enjoei, por exemplo, há mais de 5 milhões de itens disponíveis para compra. O que não falta é opção em um único lugar, a poucos cliques de você.


5º - Consumo consciente -- faz diferença, viu?


Consumir com inteligência é nova moda do momento e que veio para ficar. O consumo consciente consiste em pensar no custo-benefício, evitar compras desnecessárias e refletir sobre o ciclo de vida de uma peça, visando qualidade ao invés de quantidade. Faz bem para o planeta, para o seu armário e para o bolso.


 











Me encontre nas redes sociais: