23 de maio de 2023

Walter Rodrigues apresenta tendências para o varejo em Gramado/RS



O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, apresentou no dia 22, na abertura do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), sua palestra de inspirações para o varejo brasileiro. O SICC acontece em Gramado/RS até o próximo dia 24 e ainda terá outra palestra do estilista às 10 horas de quarta-feira.

 


Na oportunidade, Rodrigues detalhou a pesquisa Primal, que deu origem aos materiais apresentados na mais recente edição do INSPIRAMAIS, em janeiro. “A apresentação serve como base para as compras dos lojistas presentes na feira, como se fosse um guia para tornar os negócios mais assertivos”, comentou. O estilista destacou a metodologia da pirâmide, que norteia as pesquisas da Assintecal, nos chamados 10% (topo da pirâmide, representado pelo laboratório de pesquisas), 30% (o processo, desenvolvimento dos materiais) e os 60% (base, massificação e aprovação do mercado, fase do varejo).

  


Segundo o estilista, o tema Primal tem como topo da pirâmide, nos 10%, o estudo do Legado. “O processo de reaprendizagem pós pandemia é altamente direcionado aos sentimentos, ao toque, com objetivo de encantar e seduzir o consumidor. O Cru apresenta o primitivo, aspectos naturais,com arquitetura brutalista, brilhos com texturas e tramas rústicas. O propósito do sentir é um contraponto ao período de pandemia, no qual não se podia tocar em nada”, disse. Neste contexto, apareceram aspectos sólidos, rígidos, blocados, saltos estruturados, com vistas mais visíveis, franjas, recortes e texturas. Oriundos do Western, couros com aparência mais pesada, imitando o denim, matelassê, tecidos, conexão de materiais orgânicos e brilho para dar um toque sofisticado ao natural também foram destaque.


Por fim, Rodrigues falou da base da pirâmide com seus 60%, apresentando como tema o Corpo, com atenção especial à anatomia e produtos que imitam partes do corpo. “O fechamento imitando o corset e o aspecto encerado no acabamento de couros e laminados, produtos acolchoados, destroyer, dourado e mistura de metalizados estão inseridos nas novas tendências, além do vítreo”, explicou. O estilista apresentou, ainda, um estudo inspirado no Pampa Gaúcho, por meio do qual cinco marcas analisaram o bioma, a história local, o artesanato, os animais, a lã, as tramas refletindo nos cabedais e saltos.






















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Fonte: Assessoria de imprensa