15 de dezembro de 2023

Retrospectiva: veja quais foram as principais tendências de beleza em 2023

(Imagem: Sóbrancelhas e Pinterest)



2023 foi um ano marcado por diversas fast tendências, principalmente na área da beleza. Algumas permanecem, só que com características diferentes, enquanto outras se destacaram só durante um período. Como estamos na reta final do ano, nada mais justo do que relembrar algumas delas e que, inclusive, a expectativa é que sejam levadas para 2024.

 


Um estudo realizado pela Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, mostra que a desaceleração da inflação marcou um momento positivo para o consumo neste ano, e um dos setores que mais se beneficiou foi o de Higiene e Beleza. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a cesta com esses produtos cresceu 10% em unidades em 23% em valor. Os principais produtos foram: lenços umedecidos, protetor solar, pós-shampoo e lâminas para barbear.

 


Para acompanhar essas tendências, empresas do segmento da beleza precisam estar atentas a todas as novidades e inovações que podem surgir da noite para o dia. “Nossos profissionais são preparados para atender prontamente qualquer tipo de serviço que o cliente solicite, dentro da nossa demanda. Esse ano foi muito forte a tendência clean que consiste em um visual mais natural e minimalista. Nosso papel foi fazer limpezas faciais, design de sobrancelhas mais retas e mostrar os nossos produtos para o visual ser reproduzido em casa”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, maior rede de estética facial da América Latina.


 


Diversas dessas tendências surgem nas redes sociais, principalmente no TikTok, por ser uma plataforma que se destaca pela sua capacidade única de criar e disseminar tendências de maneira rápida e viral. Existem várias razões pelas quais a rede se tornou um terreno fértil para o surgimento de tendências de beleza, como o formato de vídeo curto, algoritmo de recomendação, diversidade do público que produz e busca conteúdos.



Confira abaixo, as principais tendências da beleza que foram virais em 2023, segundo a especialista da área, Luzia Costa:





Clean Girl Aesthetic  


Essa tendência consiste em um visual mais limpo e natural, com o mínimo de maquiagem possível e penteados minimalistas. Mantenha uma rotina de cuidados para obter uma pele saudável e radiante. Use produtos de beleza suaves e naturais para manter um aspecto limpo e fresco.






Brow Lamination  


A ideia é pentear os fios das sobrancelhas para cima, dando uma ideia mais despojada e moderna ao mesmo tempo. Alguns dos benefícios de produzir esse modelo de sobrancelhas são: tornar o aspecto mais natural, com a ideia de pelinhos mais volumosos, ser de fácil manutenção e causar um efeito de lifting no rosto.


 






Glazed donut nails  


O estilo, batizado de Glazed donut nails, que pode ser traduzido para o português como "unhas de cobertura de donuts", tem esse nome por conta da semelhança do glacê iluminado do doce, conferindo um efeito perolado e brilhante às unhas. A nail art viralizou depois que a modelo Hailey Bieber utilizou durante Met Gala 2022 e, desde então, ela tem usado o estilo com frequência.


 



Barbie Core 


 Em julho, o mundo virou cor-de-rosa quando o filme da Barbie foi lançado. A tonalidade era vista em tudo quanto é lugar: em looks, comidas, acessórios e até mesmo em edifícios. No universo da beleza não foi diferente. Vimos a cor em maquiagens, produtos de beleza ou até mesmo em tintura, como sobrancelhas e cabelos.



Butterfly Hair 


O Butterfly Hair consiste em um corte de cabelo em camadas – que mais parecem asas de borboleta, dando volume e movimento aos fios. O corte repicado é feito com tesoura em camadas a partir da altura do queixo. É o corte de cabelo ideal para quem quer mudar os fios sem alterar o comprimento das mechas. Ele já estava começando a viralizar no final do ano passado, mas ganhou uma força brutal durante o ano de 2023.






















Me encontre nas redes sociais: