29 de fevereiro de 2024

Projeto Anima Jovem leva oficinas gratuitas de Stop Motion para Indaiatuba

 Projeto Anima Jovem leva oficinas gratuitas de Stop Motion para Indaiatuba


A técnica mais antiga do cinema, que é utilizada até hoje na produção cinematográfica mundial, chega a Indaiatuba de uma forma lúdica, contemplando 90 crianças de 7 a 12 anos, em três turmas. A animação quadro-a-quadro, conhecida como Stop Motion, é a base do projeto Anima Jovem, que prevê a realização de oficinas gratuitas de curtas-metragens e uma mostra no final das atividades, aberta a toda a comunidade. O projeto será realizado na cidade de Indaiatuba e prevê três encontros nos dias 20, 21 e 22/03. As inscrições podem ser feitas entre os dias 29/02 e 13/03, por meio deste formulário.


Movimento parado é o significado da palavra Stop Motion, técnica que explora o quadro-a-quadro, ou seja, a junção de várias fotografias de um mesmo objeto, simulando o seu movimento. Quando são apresentados mais de 12 quadros por segundo, a técnica sugere ao nosso cérebro a compreensão do movimento, o que não passa de uma ilusão de ótica. O primeiro filme em Stop Motion foi “Viagem à Lua”, produzido por George Mélies, em 1902. De lá para cá, a técnica foi utilizada em outras tantas produções de sucesso, como “Pinóquio”, “Frankenweenie”, “The House”, “Wendell & Wild”, “O Fantástico Senhor Raposo” e o “Estranho Mundo de Jack”.


 Projeto Anima Jovem leva oficinas gratuitas de Stop Motion para Indaiatuba


As oficinas de Stop Motion chegam a Indaiatuba por meio do projeto Anima Jovem, idealizado pela Atauri Produções, com o objetivo de levar a formação audiovisual e a sensibilização artística para crianças e jovens. As oficinas acontecerão na Casa da Providência e na Casa Fraternidade e vão explorar a técnica de recortes de papel para a criação dos curtas-metragens. Para Mari Atauri, realizadora e produtora do projeto, a sensibilização artística também está relacionada à temática proposta. “Nossa ideia é valorizar temas relacionados ao meio ambiente, como sustentabilidade, reciclagem, moradia, alimentação saudável... porque essas são preocupações comuns a todos”, explica Mari.


O projeto Anima Jovem é realizado via ProAC ICMS, pela Atauri Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e recebe o patrocínio da Plastek. O Grupo Plastek foi fundado em 1971 nos Estados Unidos e, atualmente, possui fábricas nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e México.  A preocupação com o meio ambiente, economia circular e iniciativas educacionais culturais e socioambientais é constante. Acreditamos que a educação é uma prática social que visa o desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências.


 


 


Serviço:

Abertas as inscrições para o Projeto Anima Jovem



Data: de 29/02 a 13/03


Inscreva-se: https://projetoanimajovem.blogspot.com/p/inscreva-se_22.html































Me encontre nas redes sociais:

Fonte: Assessoria de imprensa