16 de maio de 2024

Projeto Forró pra Tocar realizará 8 apresentações gratuitas em Campinas

 Projeto Forró pra Tocar inicia atividades via Edital Lei Paulo Gustavo



A cidade de Campinas, Barão Geraldo, terra universitária, histórica e repleta de saberes e culturas, também é marcada pela tradição do Forró pé de Serra. Com um público já formado, e um público a se formar, são realizadas diversas atividades forrozeiras em resultado dos anos dourados da “Cooperativa Brasil” e dos forrozeiros que se construíram nessa cidade.


Nesse projeto, dois interesses se convergem, diferente dos bailes, onde o trio toca, e o baile dança. No Forró pra Tocar, o nome já diz: Esse Forró é PRA TOCAR, pra cantar, pra trocar de instrumento, pra passar o fim de tarde na praça escutando os sons, pra se encontrar, pra aprender música nova, pra ir pegando com o tempo, pra ter saúde, pra ter autoestima, pra celebrar, relembrar e homenagear os antigos nessa terra de forrozeiros que é Barão Geraldo.


Um espaço de aprendizado acessível financeiramente; politizado; feminista; onde o acolhimento e o bem estar estão num nível de importância maior que a técnica. Na tentativa de criar um modelo de prática musical menos competitiva e conteudista. Esse clima de acolhimento e colaboração potencializa o aprendizado, e torna esse momento do aprendizado mais leve e descontraído.


O Forró pra Tocar foi fundado e é coordenado por Clara Rodriguez, junto com o coletivo do FPT. Sanfoneira da cena local, explora o protagonismo feminino na cena do Forró, formada em Licenciatura em Música pela UNICAMP, professora de música, sanfoneira de diversos grupos e orquestras da região.



 Projeto Forró pra Tocar inicia atividades via Edital Lei Paulo Gustavo


Desde agosto de 2022 são realizados oficinas, encontros e apresentações. Os participantes das oficinas são músicos amadores e iniciantes, ou musicistas que querem praticar e encontrar com outros tocadores, ou que tocam outros gêneros musicais e querem aprender o forró.


Em 2024 o Projeto é contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo (Fomento a Coletivos ou Grupos) e realizará oficinas gratuitas na praça por 6 meses, além de edições especiais com convidados. O Forró pra Tocar também realizará 8 apresentações gratuitas pela cidade de Campinas levando a mensagem de que todos podem tocar um instrumento e desfrutar da vasta herança musical brasileira.


 Projeto Forró pra Tocar inicia atividades via Edital Lei Paulo Gustavo


 


Oficinas de forró


Datas: às sextas, de 17/maio a 25/outubro


Horário: das 16h30 às 18h


Local: Praça Ângelo Carlini, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo (em frente à Rua Eduardo Modesto, 54).













Me encontre nas redes sociais:

Fonte: Assessoria de imprensa