23 de janeiro de 2012

Meu Estilo: Barbara Marques


Barbara Marques e banda - show Brooklinfest 2011- Heliatrice Marques

Nascida na cidade de São Paulo, em uma das ruas mais famosas do Brasil, a Rua 25 de março, Barbara Marques lançou seu primeiro CD em 2011 intitulado "Sem Rascunho" e hoje se dedica 100% a sua carreira musical. 
Meu primeiro contato com o trabalho dela foi pelo twitter do blog o moda e imagem e depois de alguns passeios por seus vídeos no youtube, passei a admira-la, e pra saber um pouco mais sobre ela e seu estilo, ela esta no quadro de hoje o "Meu estilo". 
Pra começar ela conta que desde pequena gostava de olhar os vinis que tinha em casa, gostava muito de ouvir rádio. No natal, sempre pedia para o "papai-noel" um microfone, um gravador e coisas do tipo! Nunca pedia uma boneca ou uma bicicleta. 

Barbara Marques - grav. pgm tv

O CD “Sem Rascunho” tem somente composições suas? Como foi a parceria com os outros músicos?
Esse meu primeiro CD “Sem Rascunho” tem apenas composições minhas. As parcerias com outros artistas vieram de forma natural, pois além de músicos, eles são amigos pessoais meus e então isso facilita muito o processo de composição. Conheço o Pedro Rangel há uns 10 anos, quando estudávamos em uma escola de música. A primeira vez que eu cantei em público ele também estava, tocou bateria comigo. O Rique Azevedo eu conheci através do Pedro Rangel. E conheci o Pedro Paulo de Andrade na faculdade, somos muito amigos até hoje.

Como foi lançar do seu primeiro CD?
Foi a realização de um grande sonho. Uma coisa é você imaginar o lançamento de um CD seu e outra é ver aquilo de fato acontecendo. Como fiz a composição de todas as músicas, cada uma delas tem um sentido muito especial para mim. Também pude participar do processo de todo o CD, desde a composição, produção musical até o desenvolvimento da arte gráfica, e acho que isso me ajudou a sentir que o CD é muito meu mesmo. É claro, com parcerias de pessoas queridas.

 Foto: Marcos Muzi 

Você costuma ficar antenada no esmalte da moda ou no make/maquiagem que vai estar em alta na estação?
Para falar a verdade, eu uso as coisas que gosto quando vejo mesmo. Esmalte é algo que eu adoro, quando descobri o esmalte fosco amei logo de cara. Esse é o tipo de coisa que mesmo estando fora da moda eu continuarei usando pois está muito dentro do meu estilo. Maquiagem eu também acho lindo, mas precisa ter a prática para fazer essas makes mais difíceis e modernas, e eu não tenho lá muita habilidade nessa área, rs...rs...

Tem alguém que cuida das suas produções (figurino de shows) ou é você mesma? Você possui um guarda-roupa só para shows?
Eu fiz um trabalho maravilhoso com a stylist Kika Brandão. Ela me deu várias dicas de como me vestir de uma forma mais coerente, tudo sempre dentro do meu universo. Depois eu fui me guiando com base no que aprendi com a Kika e com meu feeling. Eu tenho algumas peças que uso mais para shows, mas que poderia, dependendo da combinação, utilizar em outras ocasiões também, sem problemas.

Você se identifica com o estilo de alguma cantora? Como você define seu estilo?
Eu gosto muito de um estilo de se vestir mais simples e clássico, porém bonito e elegante. Não tenho um artista que tomo como base do figurino. Vou mais pela inspiração das coisas que gosto mesmo. Definiria meu estilo como algo simples, casual com charme.

Depois de uma noite de show o que você faz para estar bem no dia seguinte? Tem algum segredinho de beleza?
O que eu faço para sempre acordar bem no dia seguinte ao show é evitar bebidas alcoólicas depois da apresentação. Se não der para evitar totalmente, pelo menos não abuso da quantidade, só um brinde. Tomar um chá de camomila com erva cidreira antes de dormir sempre ajuda a melhorar a qualidade do meu sono também.

Barbara Marques  - Show Caf Paon - foto: Marcos Muzi

Rapidinha:
Uma viagem inesquecível? Los Angeles.
Pra você o que vale a pena? A felicidade.
Uma música? Toda menina baiana – Gilberto Gil.
Uma mania? Usar lente de contato o tempo inteiro. Essa é a primeira coisa que faço ao acordar: colocar as lentes de contato.
Não vive sem? Amor.
Alguém que admira? A minha família!

#FicaDica
Atualmente ela mantém um blog chamado Pop Urbano,  http://popurbano.tumblr.com onde comenta sobre curiosidades do meio da música, da dicas de exposições, museus, shows etc. 

Acesse também seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/barbaramarques85
Twitter: barbaramarquess