4 de setembro de 2012

30ª Bienal de São Paulo

 A iminência das poéticas


"A 30ª Bienal de São Paulo - A iminência das poéticas não possui um tema, mas um motivo. Esse motivo é o ponto de partida do qual se deduz uma série de perguntas sobre o tempo presente – entre elas, como a arte contemporânea funciona em situação de iminência, em um mundo imprevisível, marcado por acontecimentos que estão por vir e que nossos sistemas de pensamento não são capazes de assimilar plenamente. Segundo a curadoria formado por Luis Pérez-Oramas, André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva."

Cerca de 3 mil obras de 111 artistas - 50% destas produzidas especialmente para a exposição – compõem o universo da 30ª Bienal. Um olhar sobre os processos criativos de artistas de diversas procedências e gerações torna A iminência das poéticas um aparato discursivo no qual o que prevalece são os vínculos: as relações entre obras e artistas e sua ressonância em falas, encontros, discussões públicas e eventos poéticos ou performáticos.
Cartazes de divulgação

Por meio do programa “Bienal na Cidade”, alguns artistas não terão suas obras expostas no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, mas em lugares como o MASP, Avenida Paulista, Capela do Morumbi, Estação da Luz, Casa do Bandeirante, Casa Modernista, Museu de Arte Brasileira da FAAP e Instituto Tomie Ohtake. Parte das obras poderão ser vistas em algumas unidades do SESC no interior paulista. 

A exposição começa no dia 7, sexta-feira e á entrada é gratuita. É super importante prestigiarmos esse tipo de evento, onde também contará com um simpósio internacional, não é o máximo? Para saber mais é só acessar o site!

Serviço:
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, São Paulo
Data: de 7 de setembro a 9 de dezembro de 2012

Horários de visitação: terças, quintas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h (entrada até as 18h). Quartas e sextas-feiras, das 9h às 22h (entrada até as 21h)

Realização: Fundação Bienal de São Paulo
Curador: Luis Pérez-Oramas
Curadores associados: André Severo e Tobi Maier
Curadora assistente: Isabela Villanueva
Curadora educacional: Stela Barbieri

Fonte e imagens: Divulgação