23 de abril de 2015

‘Fashion Revolution' será realizado pela primeira vez em Campinas


Olá, meninas!

Na próxima sexta-feira, 24 de abril, Campinas irá receber pela primeira vez o evento global ‘Fashion Revolution’. Super bacana!  Conhece o projeto? A iniciativa é celebrada em 70 países com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o verdadeiro custo das roupas. Cinco empresas de moda da cidade se reunirão para promover um ciclo de debates e palestras sobre moda consciente, socialmente responsável e sustentável, na Livraria da Vila, localizada no Galleria Shopping. O evento acontecerá das 14h às 21h e a entrada será livre e gratuita.

A data do encontro foi pensada a partir da tragédia do desabamento de uma fábrica confeccionista em Bangladesh que produzia para grandes empresas de moda internacionais, matando 377 pessoas. Países como esse são locais de mão-de-obra barata para empresas de moda globais produzirem roupas cada vez mais baratas e descartáveis. E a pergunta que o ‘Fashion Revolution' faz é: quem fez sua roupa? Será que isso vale a pena?

Em Campinas, as empresas que vão promover essa conscientização são alinhadas com a sustentabilidade e a reflexão sobre o trabalho na moda. São elas: Tendere – pesquisa de tendências e soluções em negócios criativos; Ana Vaz Consultoria de Imagem; Entrelinhas Consultoria; Que Chuchu! Moda Vintage e Rubbo – escola de moda e manualidades. Profissionais com ampla experiência no mercado de moda e uma visão diferente do mesmo promoverão uma palestra, uma workshop e uma mesa de debates.

A programação: 

13h00 – credenciamento e inscrições
14h00 – abertura oficial
14h10 – “Moda, luxo e sustentabilidade”, com Marcos Vaz
14h40 – “Consumo consciente de moda”, Patricia Sant'Anna e Fernanda Junqueira
15h20 – intervalo
16h00 – Mini-Curso sobre uso e consumo consciente da moda, com Rosangela Rubbo, Vivian Berto e Brígida Cruz)
18h00 - Intervalo
19h00 - Mesa de debate:  “É possível uma moda consciente e sustentável?”, com Ana Vaz, Fernanda Junqueira, Patricia Sant'Anna, Rosangela Rubbo e Brígida Cruz



Palestrantes: 

Patricia Sant’Anna: fundadora e Diretora de Pesquisa da Tendere. É Doutora em História da Arte, Mestre em Antropologia Social e Bel. em Ciências Sociais, tudo pela Unicamp. Trabalha no mercado de moda desde 1997 e atende instituições como IBGM, Sebrae, ALJ e Itaú Cultural em projetos de moda e design, além de empresas como Lectra, Toli, Masisa, Danielle Metais, Cecy Joias, Pellisson Tecidos, dentre outras. É também professora dos cursos de pós-graduação em Moda no IED – Istituto Europeo di Design e Senac.

Ana Vaz: Consultora, autora, docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta, Ana possui clientes atendidos no Brasil, Inglaterra e México. Pós-graduada em Marketing pela Liverpool Business School (John Moores University), e graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina. É professora dos cursos de Estilismo & Coordenação de Moda e de Etiqueta Social no SENAC Campinas e da pós-graduação de Visagismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Fernanda Junqueira: graduada em História pela Unesp, desenvolveu o seu mestrado pelo departamento de Multimeios da Unicamp, onde trabalhou com moda, figurinos de telenovelas e comunicação. Possui experiência como figurinista, tendo desenvolvido figurinos para o teatro, TV Universitária, cinema e campanhas publicitárias e políticas. É sócia-fundadora do Entrelinhas Consultoria de Imagem, empresa que presta serviços pessoais e corporativos na área de imagem pessoal, estilo e moda.

Brígida Cruz: graduada e Mestre em História pela UNESP, e possui ampla formação e experiência em pesquisa criativa de moda. É fundadora e responsável pelo acervo do Que Chuchu Moda Vintage, e também pesquisadora cultural na Tendere – pesquisa de tendências e soluções em negócios da moda. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Arte, Design e Moda (Unicamp), local em que desenvolve pesquisa sobre as referências históricas e vintage em processos criativos contemporâneos. Brígida é docente nos cursos de moda da ESAMC, Senac e Escola São Paulo.

Rosangela Rubbo: designer de moda graduada pela ESAMC e proprietária da Rubbo - Escola de Moda e Manualidade. Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Senac e faz Qualificação e Aprofundamento em Modelagem Têxtil pelo Instituto Orbitato. Tem mais de 20 anos de experiência em costura e artesanato, nas mais variadas e diferentes técnicas, do bordado ao patchwork. É coordenadora do Projeto Vem Ver, de artesanato para geração de renda.

Realização: Tendere, Ana Vaz, Entrelinhas Consultoria, Que Chuchu!, Rubbo.
Organização: Tendere
Apoio: Livraria da Vila

Já conheciam o projeto? Nos vemos lá!!