6 de julho de 2018

Dicas para ter uma pele bonita e saudável

Dicas para ter uma pele bonita e saudável 

Com o inicio do inverno os cuidados com a pele devem ser redobrados. Muitas pessoas acreditam que os cuidados com a pele devem ser tomados somente ao envelhecer ou quando ela começar a apresentar sinais, manchas ou linhas de expressão. Mas não. Segundo a dermatologista e cirurgiã dermatológica Monisa Nóbrega, é o contrário: a rotina de cuidados e o tratamento preventivo vão definir como será sua pele no futuro.

Portanto, é importante ressaltar que as consultas regulares com um dermatologista são cruciais para a avaliação cuidadosa da pele e indicação do plano de tratamento mais adequado.
Confira cinco dicas da médica sobre procedimentos que vão ajudar a manter uma pele saudável, bonita e viçosa:

1. Higienização e hidratação:

A higienização deve ser feita duas vezes ao dia – manhã e noite - com sabonetes específicos para cada tipo de pele, recomendados pelo seu dermatologista. Além disso, o uso de tônicos e águas micelares ajudam a remover algumas impurezas que os sabonetes podem ter deixado durante a limpeza.

Uma boa hidratação da pele mantem o viço e a integridade das camadas de proteção, evitando ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e doenças infecciosas. O consumo diário de, no mínimo, 2 litros de água, contribuem bastante para a hidratação. Além, claro, dos produtos hidratantes associados a antioxidantes para cada tipo de pele que deve ser indicado por um dermatologista.

2. Uso do filtro solar

Cuidado com a exposição ao sol! A radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo trazer efeitos bem nocivos como, por exemplo, o envelhecimento cutâneo, os tumores benignos (não cancerosos) e os malígnos (carci noma basocelular, espinocelular e o melanoma).

Qualquer que seja a estação, faça chuva ou faça sol, é extremamente necessário o uso diário do filtro solar, ajudando a manter a proteção e a saúde de nossa pele que é exposta sempre aos efeitos dos raios solares.

Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, são recomendados para uso diário e também quando houver exposição mais longa ao sol. O fotoprotetor protege contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). É importante que seja aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Deve ser distribuído uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés e reaplicado a cada duas horas. Se houver muita transpiração ou contato com água, a reaplicação deverá ser com uma frequência maior.


Dicas para ter uma pele bonita e saudável 

3. Alimentação saudável

Uma pele viçosa e hidratada também é resultado de uma alimentação saudável. Ou seja, a sua pele é, também, o que você come. Os nutrientes que estão presentes nos alimentos vão compondo e fortalecendo toda a estruturação do tecido cutâneo. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele também será prejudicada.
Os alimentos considerados mais leves e ricos em fibras como, por exemplo, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, são os mais indicados. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, contém fibras que melhoram o funcionamento do corpo como um todo.

4. Peelings

Peeling é o processo dermatológico em que há a destruição - seja com o uso de um produto químico, físico ou laser - de parte ou de toda a epiderme, levando à esfoliação e remoção de lesões superficiais, seguida pela formação de um novo tecido acompanhado da estimulação e produção de colágeno.
Dessa forma, os peelings são indicados para tratamentos de rejuvenescimento, manchas na pele, cicatrizes de acne, flacidez, entre outros problemas de pele. O resultado do tratamento varia conforme a profundidade do procedimento realizado.

5. Toxina Botulínica

A toxina botulínica é bastante utilizada em tratamentos estéticos - que só podem ser feitos por profissionais médicos especializados como os dermatologistas - indicados para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto, como, por exemplo, as da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e as que se formam na região dos olhos - muito conhecidas como "pés de galinha".

Essas rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por diversos motivos: idade, exposição solar inadequada, má alimentação, tabagismo, entre outros. Mas, o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão.







Me encontre nas redes sociais:
Instagram | Twitter  Facebook




Imagem: Reprodução Fonte: Assessoria de imprensa