Como lavar as roupas sem estragar as peças

Como lavar as roupas sem estragar as peças (Imagem ilustrativa)

O processo de limpeza e conservação das peças na hora de lavar as roupas está ligado também na forma com que elas são separadas antes da lavagem.  Essa etapa é muito importante, pois assim,  ajuda a prolongar a vida útil do tecido e não corre o risco da peça ficar manchada ou suja
Como separar algumas peças de roupas antes de lavar:

Regra básica: 

Brancas só com brancas: Essas peças não podem ser lavadas com roupas coloridas, pois a mistura pode ocasionar em leves manchas ou até mesmo em uma transferência de cor, alterando o tom branco para um rosado, por exemplo.

Coloridas e escuras: De maneira geral, as roupas podem ser classificadas na ordem de primeiro as roupas brancas, depois tons de bege e pasteis, seguindo pelas cores médias e por fim, as cores escuras. As peças coloridas, dentro das cores médias, podem ser lavadas juntas, desde que o tipo de tecido seja semelhante. 
Repare na tonalidade das cores, pois, nesse caso, há roupas de cores mais firmes que podem acabar desbotando na lavagem e, por isso, devem ser lavadas separadas das roupas coloridas que não desbotam.  Se notar que a roupa tem uma cor forte, faça um teste antes, molhe uma parte da roupa e veja se sai um pouco do tom. Se sim, lave separado. 

Como lavar as roupas sem estragar as peças (Imagem ilustrativa)

Na hora da lavagem, cuidado com as roupas nas cores laranja, vermelho, pink e verde limão, pois durante o processo de limpeza, pode migrar a cor para outra roupa, recomenda-se que a limpeza destas peças seja feita individualmente.

Jeans: Assim como as brancas, as roupas jeans só podem ser lavadas com roupas jeans. Dessa forma, a vivacidade da cor não se perde, não fica fosca e também não corre o risco de manchar outra peça.

Roupas íntimas: Essas peças requerem um cuidado especial por apresentar sujidades de origem orgânica. É preferível realizar a lavagem somente com carga de roupas íntimas. Além disso, fique sempre atento às etiquetas, muitas vezes o fabricante sugere algum cuidado específico devido ao tipo de tecido, cor ou modelo. De toda forma, é sempre recomendável lavar essas peças dentro de um saco protetor de roupas.

Peças transmissoras de fibras (fiapos soltos): Itens como toalhas de banho, rosto, fraldas e até panos de pratos, por transferirem ‘fiapos’, devem ser lavados apenas com artigos da mesma categoria. Principalmente longe de peças íntimas ou de banho, como biquínis, por exemplo.


Gostaram das dicas?



Me encontre nas redes sociais:

1 Comentários

Olá, obrigada pela visita! Gostou do post? Deixe sua opinião!