12 de junho de 2019

Mito ou verdade: amaciantes prejudicam os tecidos?

Mito ou verdade: amaciantes prejudicam os tecidos? (Imagem: Divulgação)

Não há nada melhor do que deitar em uma cama com lençóis macios ou vestir aquela roupa perfumada e delicada, afinal ninguém gosta daquela sensação de aspereza e desconforto causada por alguns tecidos após a lavagem. Algumas dicas são válidas, como enxaguar em água abundante para que não fiquem vestígios do produto de lavar, não usar água com temperatura acima do 60 ºC. Mas, e se mesmo assim ainda não alcançar aquela maciez desejada, deixando uma sensação gostosa no toque do tecido com a pele?

Já existem produtos com a função de amaciar as roupas na lavagem e, ainda assim, muitas pessoas desconfiam deles e acreditam que amaciantes prejudicam os tecidos. Será? Para esclarecer o assunto, entrevistamos Cristiane Ayres, Gerente de P&D da Casa KM. "O amaciante possui ativos em sua formulação cuja função é realinhar as fibras do tecido, que podem ficar 'bagunçadas' após a lavagem. Dessa forma, proporciona tecidos mais macios. O produto - que arremata a lavagem das roupas - também é responsável por diminuir a estática do tecido, proporcionar uma secagem mais rápida e facilitar o processo de passar. Só não pode ser colocado diretamente nos tecidos; melhor ser diluído", explica.

Esses produtos são testados e elaborados quimicamente, de forma que atuam nos tecidos sem degradar e, ao mesmo tempo, consigam deixar aquela sensação agradável no contato com a pele. "O amaciante possui um tensoativo catiônico capaz de neutralizar as cargas elétricas das fibras dos tecidos, proporcionando um alinhamento das mesmas, o que confere maciez para as roupas", completa a especialista.

Outra dúvida muito frequente é se o amaciante pode provocar alergias? "Pode sim, dependendo da escolha das fragrâncias e dos corantes, percentual de uso e sensibilidade do consumidor. Mas há linhas especiais, como o Vida Macia, que são testadas dermatologicamente", explica Ayres.

O uso desse tipo de produto é ótimo para finalizar a lavagem de roupas, pois, além de aconchegantes, elas adquirirão um perfume durador. "Os amaciantes da Casa KM possuem a tecnologia de microcápsulas de fragrâncias, além do óleo livre – que proporciona o agradável perfume na abertura do frasco e durante a lavagem, e as microcápsulas se depositam nas fibras dos tecidos. As mesmas não se rompem durante a lavagem; somente quando as peças estão secas e sofrem algum atrito. Ou seja, ocorre uma liberação gradativa durante o uso das roupas e, por este motivo, a fragrância é mais duradoura", detalha.

Mito ou verdade: amaciantes prejudicam os tecidos? (Imagem: Divulgação)

A especialista lista alguns segredos de como manter o perfume nas roupas, mesmo dentro do armário:

Os cuidados começam no cesto, isso porque acumular peças úmidas e muito sujas pode contribuir para impregná-las com o mau cheiro, além de propiciar o aparecimento de ácaros e mofo. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar as roupas usadas sobre uma cadeira ou um cabideiro antes de jogá-las no cesto. Dessa forma, você permite que o suor e a umidade sequem completamente antes de amontoar as peças umas sobre as outras.

O uso de amaciante após a lavagem é imprescindível para manter as roupas cheirosas por mais tempo.

Fuja da umidade na hora da secagem. Você também pode colocar um pouquinho de amaciante diluído em água e ir borrifando na hora de passar. Essa é uma estratégia que serve tanto para tirar as rugas quanto para aumentar o perfume.
Garanta a limpeza dos guarda-roupas utilizando produtos antimofos e desumidificadores. É importante também retirar as roupas menos utilizadas dos guarda-roupas periodicamente para arejar.










Me encontre nas redes sociais:
Fonte: Assessoria de Imprensa