11 de novembro de 2019

A evolução dos absorventes

A EVOLUÇÃO DOS ABSORVENTES(Imagens divulgação)

Ao longo do tempo, diferentes formas foram usadas para absorver a menstruação, porém, muitas vezes, o tema foi tratado com rejeição. Muitos são os saltos históricos que nos trazem até aqui: a junção de duas marcas em prol das escolhas das mulheres. Com o objetivo de quebrar os tabus que envolvem o período menstrual, a Pantys e a SEMPRE LIVRE® uniram-se, desenvolvendo a calcinha Pantys e SEMPRE LIVRE®, como mais uma opção para melhorar a qualidade de vida das mulheres, proporcionando liberdade de movimento e conforto aos ciclos.

A calcinha Pantys e SEMPRE LIVRE® é reutilizável, dura aproximadamente dois anos, possui tecido antimicrobiano com bloqueador de odores e alta capacidade de absorção. Esse novo método só surgiu depois de muitos séculos em que outros mecanismos arcaicos e invasivos eram a única opção para as mulheres. Conheça a evolução dos absorventes até chegarmos na "Básica", calcinha absorvente da parceria entre as marcas.
A EVOLUÇÃO DOS ABSORVENTES(Imagens divulgação)

2.000 a.c - soluções intravaginais arcaicas

Surpreendentemente, a solução na maioria das sociedades eram intravaginais - uma versão arcaica do absorvente interno que conhecemos hoje! Os primeiros registros de absorventes são do Egito, onde proteções internas feitas de papiro processado eram inseridas dentro do canal vaginal. As romanas utilizavam chumaços de lã macia. Na Grécia, pedaços de pano envolviam gravetos de madeira que facilitavam a inserção. Na Índia, introduziam fibras de vegetais e no Japão, pedaços de papel eram enrolados e formavam um "canudinho" semelhante à versão atual dos absorventes internos.
Nessa época a menstruação era tratada por meio de uma visão negativa sobre o processo natural das mulheres.

Idade média - tecidos e toalhinhas

Na Idade Média, as famosas "toalhinhas" eram colocadas sobre as roupas íntimas, lavadas e depois reutilizadas, essa foi a primeira versão reutilizável de um método de absorção. A parte negativa desse processo é que a lavagem das toalhinhas era realizada sem sabão e com água que já havia sido utilizada para outras funções.

Século XIX - primeiros absorventes para consumo

Até o início do século XIX, pouca foi a evolução. Os tecidos cortados, dobrados em camadas e depois reutilizados ainda eram a opção mais higiênica disponível. Por volta de 1894, surgiram nos Estados Unidos registros dos primeiros absorventes desenhados para consumo. Durante esse mesmo período, por volta de 1890, os primeiros absorventes descartáveis já eram comercializados na Alemanha, feitos de bandagens e vendidos em embalagens com seis unidades.

A EVOLUÇÃO DOS ABSORVENTES(Imagens divulgação)

Século XX - Modess, Tampax e Coletores Menstruais

Durante a primeira Guerra Mundial, enfermeiras perceberam o potencial de absorção dos materiais utilizados para os soldados feridos, permitindo os primeiros esboços dos absorventes como conhecemos hoje. Em 1933, surgiram os absorventes internos com aplicador, o Tampax nos Estados Unidos e o OB na Alemanha. A sigla OB vem de "ohne binde" que em alemão significa "sem toalha".

Século XXI - Calcinhas absorventes

Atualmente, a percepção da menstruação como um ciclo natural, que vem se tornando cada vez mais comum, impulsionou uma visão mais ampliada sobre os métodos de absorção. Além disso, as mulheres passaram a enxergar com mais carinho o ciclo natural do seu corpo, abrindo-se para entrar em contato com o sangue e mudar sua relação com ele. Essa evolução movimentou a indústria e incentivou a criação de novas alternativas, pesquisas e desenvolvimento de tecidos tecnológicos para as calcinhas absorventes da Pantys.

Pantys e Sempre Livre

Em comemoração ao Dia Mundial da Menstruação, as marcas SEMPRE LIVRE®, pioneira na produção de absorventes no Brasil e a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, lançaram em conjunto, pela primeira vez no mundo, um novo modelo de calcinha menstrual, a Pantys e SEMPRE LIVRE®. O lançamento, nomeado como "Básica", está disponível nos tamanhos P, M, G e GG, na cor preta, e é indicado para fluxos moderados. Os produtos contam com a tecnologia exclusiva Pantys, estão disponíveis para venda no e-commerce da marca e poderão ser encontrados também nas principais farmácias da rede Raia Drogasil de São Paulo.


SERVIÇO:
Valor: R$55,00
Início das vendas: 28 de maio, 2019






Me encontre nas redes sociais: