8 de setembro de 2021

Brasil Eco Fashion apresenta oito marcas brasileiras na semana de moda de Milão

Dona Rufina Crédito Divulgação


A primeira Semana de Moda da América Latina dedicada exclusivamente à indústria da moda sustentável - a Brasil Eco Fashion Week - BEFW - rompe fronteiras e realiza sua quinta edição nos dias 24 e 25 de setembro de 2021 no Jardim Botânico de Brera, em Milão, na Itália. O evento acontece durante a Milan Fashion Week em parceria com a Fashion Vibes.


A BEFW apresenta iniciativas sociais, ambientais e de inovação têxtil da indústria brasileira que estão percorrendo o caminho sustentabilidade na moda. A plataforma pretende posicionar oito marcas e estilistas no mercado internacional promovendo desfiles e showroom durante a Milan Fashion Week, considerada uma das mais importantes vitrines de moda do mundo.


Fundada em 2017, a BEFW tornou-se referência como semana de moda e oportunidade de apresentar uma notável diversidade de matérias-primas e promover diálogos corporativos sobre processos produtivos com uso de novas tecnologias. "Além de dar visibilidade para as marcas de moda socialmente responsáveis do Brasil, a ideia do nosso evento a cada ano é fazer um debate aprofundado, distribuir informação, propor novos modelos de negócio com adoção de práticas éticas e responsáveis ​​na indústria têxtil e nos mercados da moda", explica Rafael Moraes, diretor executivo do evento.


Enéas Neto_Crédito: Agência Fotosite @agfotosite)


Entre 2017 e 2020 o BEFW desempenhou um papel importante ao reunir 150 marcas de roupas, calçados, acessórios, além de fornecedores de insumos e soluções circulares (reduzir, reutilizar e reciclar) e têxteis inovadores para desenvolvimento de novos produtos. Entre palestras e workshops, envolveu falantes nacionais e internacionais da indústria da moda sustentável, um setor que deve crescer US $ 9,81 bilhões em 2025. Em 2030, esse número deve chegar a US$ 15,17 bilhões, de acordo com relatório da The Business Research Company. (https://www.thebusinessresearchcompany.com/report/ethical-fashion-market).


Para Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes, realizadora da mostra BEFW em Milão, a criatividade da moda brasileira deve chamar a atenção do mercado internacional. "O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. É um país com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia", disse.


Em setembro de 2021 a BEFW chega à Milan Fashion Week com o objetivo de expor produtos, conteúdo conceitual e narrativas de uma moda limpa, justa e inclusiva, onde todas as marcas apresentadas têm compromisso de gerar desenvolvimento social e econômico em suas comunidades. "Moda sustentável vai além de minimizar impacto ambiental. Impõe postura ética na cadeia de suprimentos. O conceito é projetar e fabricar produtos cuidando das pessoas envolvidas. Sem compromisso social, não faz sentido esta denominação", ressalta Moraes.


Dona Rufina_Crédito: Divulgação


Sobre as coleções e marcas BEFW presentes na Milan Fashion Week


Coleção IPÊS DO BRASIL: DO CERRADO AO SERTÃO

Marca NATURAL COTTON COLOR

Conhecida por promover o arranjo produtivo local que tem início no cultivo do algodão colorido da Paraíba, no Nordeste, passando pela inovação no setor têxtil até a criação de roupas slow fashion. O algodão colorido, com certificado internacional de produto orgânico, já nasce nas cores bege, marrom e verde sem irrigação e sem tingimento, gerando uma economia de 87,5% de água na cadeia produtiva. Para elaborar as peças, a marca entrelaça o artesanato e o design cuidar da cadeia de produção, além de agricultores, mulheres artesãs reunidas em associações. A coleção dá destaque para o Ipê, árvore símbolo do Brasil, e apresenta novos tecidos como o Denim, o jacquard de algodão com seda e tecido de fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho.


Natural Cotton Color_Algodão Colorido Orgânico_Francisco Franca_Crédito: Divulgação


Coleção LITORÂNEA

Projeto Olê Rendeiras - Marca CATARINA MINA

A marca lança o olhar sobre a renda de bilro, tipologia têxtil artesanal em extinção. O projeto ‘Olê Rendeiras’, que embasa a coleção, reúne mais de 100 mulheres do Trairi, no litoral oeste de Fortaleza, no estado do Ceará, região Nordeste do Brasil. Desta forma, a proposta é fazer da moda a geradora de renda para essas mulheres guardiãs do patrimônio cultural.

A coleção se inspira na praia da região e exprime a nostalgia do mar e o ritmo sutil e inexorável das ondas. A marca destaca que a renda de bilro é memória, mas principalmente futuro, para tecer sempre, ensinar o ofício a quem está chegando agora. É um caminho possível para uma nova geração de mulheres artesãs.


Catarina Mina_Crédito: Divulgação


Coleção HELENA PONTES

Marca HELENA PONTES

A marca Helena Pontes apresenta peças em tecidos de fibras naturais, como linho, seda e algodão orgânico e design inspirado na própria brasilidade, desta vez, inspirando-se na cultura indígena. Helena Pontes tem sede no Rio de Janeiro, no Sudeste brasileiro. Os acessórios foram desenvolvidos em parceria com cooperativas da região amazónica, no Norte, e artesãs de Brasília, capital do Brasil, na região Centro-Oeste. Os tecidos foram estampados em colaboração com artistas e designers brasileiros utilizando técnicas de impressão digital, com tintas biodegradáveis certificadas e à base de água.


Helena Pontes_Crédito: Divulgação


Coleção CYANOCORAX 2022

Marca Enéas Neto

A marca Enéas Neto trabalha em Paranavaí, Estado do Paraná, sul do Brasil, com modelagem Zero Waste. A coleção foi criada a partir do estudo morfológico de algumas aves. Tecidos como seda, linho, algodão reciclado e fibras celulósicas foram escolhidos para que as peças clássicas, utilitárias e estruturadas pudessem remeter ao desejo de voar alto e espalhar boas sementes como a lenda da Gralha Azul (Cyanocorax caeruleus). A ave é símbolo do Estado do Paraná, origem da marca.


Enéas Neto_Crédito: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite ( @agfotosite)


Coleção VERISSIMAS - Apenas showroom (não desfila)

Marca DONA RUFINA

Dona Rufina resgata a lã da região Sul do país para reinserir a matéria-prima no mercado de moda e design com a participação de mulheres locais para a preservação a tradição cultural dos pampas. A marca atua nos pampas gaúchos, no estado do Rio Grande do Sul, desde o beneficiamento da lã, passando por todas as etapas de transformação e formatos de comercialização: mechas, fios e feltragem, além da criação de produtos.

A coleção de bolsas e acessórios é uma homenagem às mulheres fortes do Brasil descritas pelo escritor brasileiro Érico Veríssimo.



Dona Rufina_Crédito: Divulgação



Coleção "BRILHANTISMO NA SALA DE ESTAR"

Marcas KF Branding collab Woolmay Mayden

A marca localizada em Porto Seguro, Estado da Bahia, na região Nordeste do país, faz da moda uma ferramenta de empoderamento. Nesta coleção, recheada de estampas de cores intensas, une-se a Woolmay Mayden, a famosa modelo haitiana, para desenvolver uma proposta única e atemporal. Como tema da coleção, negros que inspiram e transformam, pessoas que trazem consigo histórias de força e enfrentamento que as levaram ao protagonismo e ao sucesso. O brilhantismo, por sua vez, indica que aquele que é visto transforma por amor e ama porque transforma.

As receitas obtidas com a venda das peças da coleção apresentadas no desfile em Milão serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para o Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer - CACCC.


Coleção The West Blessmann Line

Marca RICO BRACCO

Situada em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil, a marca tem como base o linho e valoriza a mão de obra local resgatando técnicas artesanais tidas como patrimônio imaterial - comunicando um fragmento da história do período da imigração italiana na região. A coleção faz um chamado ao estilo de vida desacelerado, fomentando as artes e suas formas de expressão, disseminando o amor pela simplicidade.


Coleção O CAFÉ E SUAS CORES

Marca LIBERTEES

O Brasil hoje ocupa o 4º lugar no ranking de países com mais mulheres em situação de cárcere no mundo. É a partir da moda que a Libertees cria oportunidades e um novo sentido à vida das mulheres privadas de liberdade em Minas Gerais, região Sudeste. Desde 2013 a Libertees atua em parceria com o sistema prisional local e já ofertou mais de 134 mil horas de profissionalização e remuneração, com o objetivo de reinserí-las no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

A coleção Libertees é inspirada na flor do café, que, com sua delicadeza e força evoca a gentileza da figura feminina, mas também a resiliência de vida.












Me encontre nas redes sociais: