7 de abril de 2022

O novo chique: aprenda a usar a tendência da alfaiataria despojada

Cortes modernos tornam o traje social uma opção versátil (Pinterest)


Destaque nas semanas de moda de Paris e Milão, a alfaiataria, que já foi parte do streetstyle neste verão, estará ainda mais presente nas vitrines na próxima estação. Mas esqueça os cortes formais! As peças chegam às lojas em modelos despojados.


Roupas de alfaiataria são aquelas que remetem aos alfaiates, costureiros que faziam peças sob medida, principalmente para o público masculino. A consultora de imagem Camile Stefano explica que essas peças têm uma longa história na moda. "Coco Chanel popularizou o uso das calças para além dos conjuntos de tailleur para as mulheres, enquanto Yves Saint Laurent apresentou pela primeira vez o smoking feminino", destaca.


Para a temporada de 2022, marcas de luxo - como a Gucci em parceria com a Adidas - trouxeram a tendência da alfaiataria sporty. Para a especialista, “blazers cropped e calças com fendas são uma adaptação da alfaiataria clássica e podem ser usados no dia a dia, inclusive combinando com tênis esportivos”.


Saias e bermudas também fazem parte dessa nova alfaiataria e, para Camile, podem ser uma opção versátil para um look formal no trabalho e estiloso para a noite. “Os conjuntos com saias ou bermudas e blazers serão a aposta das mulheres que querem estilo e praticidade”, explica.


Confira algumas inspirações para incorporar a alfaiataria de forma despojada no seu guarda-roupa:


Alfaiataria nas semanas de moda em 2022: Gucci, Moschino e Carolina Herrera apresentaram suas versões. Pinterest.

 

Bruna Marquezine na semana de moda de Milão: Pinterest


Hailey Bieber com um conjunto de blazer e calça no streetstyle: Pinterest


Zendaya com uma versão adaptada do blazer como vestido de alfaiataria: Pinterest 



Sobre a Camile Stefano

Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa. Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores. 















Me encontre nas redes sociais: