14 de julho de 2022

Piercing na boca pode ser um risco a saúde se não for cuidado corretamente

 Piercing na boca pode ser um risco a saude se não for cuidado corretamente (Imagem: Reprodução)


Recentemente uma jovem de 20 anos morreu após colocar um piercing nos lábios, os lábios incharam devido uma infecção que se agravou e foi para a corrente sanguínea que comprometeu 37% do cérebro. Piercings orais sempre foram acessórios muito populares, mas é de extrema importância se atentar aos perigos que esses procedimentos podem causar para sua saúde oral devido aos cuidados e precauções.

 

A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde explica que além dos lábios, as bochechas e a língua também fazem parte da saúde bucal, e piercings nessas regiões podem sim gerar casos como esse com frequência.

 

“Nossa boca contém milhões de bactérias, devido a isso muitas vezes inflamações, inchaços e infecções ocorrem com frequência em piercings na boca. A região pode sofrer bastante inchaço no processo de cicatrização, é de extrema importância se certificar se a joia é de qualidade, as maneiras corretas de higienização.” alerta a cirurgiã dentista.

 


A boca é um ambiente úmido, lar de grandes quantidades de bactérias reprodutoras, por isso uma ferida aberta na boca é um lugar ideal para a infecção, que pode rapidamente se tornar fatal se não for tratada prontamente.


De acordo com a Dra. Bruna Conde os riscos de uma perfuração na região oral mal cuidada podem ocasionar grandes danos, como por exemplo, danos as gengivas e aos dentes. Um hábito comum de morder ou jogar com a perfuração pode ferir suas gengivas e levar a rachaduras, arranhões ou sensibilidade dos dentes.


Reações alérgicas também são possíveis, danos a nervos, danos aos vasos sanguíneos, excesso da produção de saliva, e muitos outros problemas.

 

 Piercing na boca pode ser um risco a saúde se não for cuidado corretamente (Imagem:reprodução Internet)


A Dra. Bruna Conde cita o que se deve fazer antes de realizar qualquer procedimento na sua boca, confira:

 

- Tenha certeza de que está com a saúde bucal em dia e se seu organismo está saudável. Qualquer indício do contrário, não faça!

 

- Informe-se sobre os prós e contras do procedimento que deseja realizar e não faça por impulso, tenha certeza que irá se comprometer em tomar os devidos cuidados sempre.

 

- Aprenda como manter e higienizar o que foi realizado. Não te ensinaram? Pergunte, busque e fique ciente de como cuidar corretamente.



Coloquei piercing na região da boca, e agora?


“Se você sentir qualquer desconforto, o mínimo que seja, entre em contato com o responsável pelo procedimento. Não espere doer demais, inchar, coçar, irritar ou mudar de cor para procurar auxílio.” ressalta a especialista. “Boca limpa, com raspagem em dia e escovação correta é imprescindível para manter saudável qualquer procedimento estético.” completa Bruna.

 


Visite seu dentista especialista em saúde bucal regularmente, mantenha sempre a higienização bucal em dia e fique atento ao processo de cicatrização do procedimento realizado e respeite as recomendações.” finaliza a Dra. Bruna Conde.













Me encontre nas redes sociais: