29 de março de 2023

Dicas para cuidar dos cabelos enquanto dorme

Dicas para cuidar dos cabelos enquanto dorme (Imagem: Reprodução)


Ter uma rotina de cuidados com os cabelos é de extrema importância. Escolher produtos de qualidade que auxiliem no tratamento dos fios é o primeiro passo. No entanto, com a rotina atarefada, não é sempre que conseguimos dispor de um tempo para as hidratações diárias.


Há quem opte por acordar mais cedo ou até mesmo por dormir depois do horário usual em busca de uma alternativa para manter os cuidados, mas que tal hidratar os fios enquanto dorme? Essa já é uma realidade. Existem duas técnicas que têm se destacado como as principais no mundo da beleza e da otimização de tempo: a umectação e a hidratação noturna. Além, é claro, de truques que auxiliam na manutenção. 

 


- Seque totalmente os fios


Todo mundo já ouviu que dormir de cabelo molhado não é saudável, pois os fios demoram, em média, 24 horas para secarem por completo, de forma natural. Ao dormir com o cabelo molhado, o cabelo fica mais frágil. Isso porque a umidade prolongada é um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias - tanto no couro cabeludo quanto na própria fronha.



Dormir com o cabelo molhado faz com que o couro cabeludo aumente a produção das células para se proteger, causando seborreia. A queda de cabelo também pode ocorrer devido ao atrito dos fios com o travesseiro. Por isso, é ideal secá-los aplicando sempre um protetor térmico em todo o comprimento.


 

-Touca de cetim = amor ao primeiro uso:


O uso da touca de cetim na hora de dormir tem se tornado cada vez mais popular. Ela é uma excelente alternativa para lidar com o efeito de frizz (especialmente em cabelos cacheados que, naturalmente, tendem a sofrer mais com o ressecamento e, consequentemente, maior aparecimento de fios arrepiados).


O atrito de alguns tecidos com os fios pode deixar o cabelo ressecado, ação que é impedida pela touca. Entre outros benefícios, ela auxilia contra a perda de umidade e oleosidade natural do couro cabeludo, sendo uma excelente aliada para não embaraçar e manter a definição dos fios intacta.

 


-Penteados para dormir estão liberados


Amarrar o cabelo antes de dormir pode proporcionar resultados surpreendentes nos fios. Os tipos mais comuns de amarrações são o coque abacaxi, que é super prático - basta colocar todo o cabelo amarrado no alto da cabeça - e ideal para cabelos cacheados.


Se você optar pelas tranças, por exemplo, ganhará ainda um bônus: acordar com ondas nos fios. O hairstylist, queridinho entre as celebridades, Fernando Torquatto, explica que “para fios com menos volume, a melhor escolha são tranças maiores e mais grossas. Já as tranças menores, formam cachos pequenos e, consequentemente, um volume maior.”



-Capriche na umectação noturna


Indicada para quem tem cabelos secos, ressecados e com frizz. O método repõe os nutrientes escassos na fibra capilar, proporcionando maciez e brilho aos fios.


“O primeiro passo é dividir o cabelo em partes, para facilitar na hora da aplicação. Em seguida é só aplicar o óleo enluvando cada mecha. A dica é concentrar a aplicação no comprimento e nas pontas dos fios. Para finalizar, basta fazer um coque com o cabelo e deixar a umectação agindo durante a noite. Ao acordar, é só lavar os cabelos normalmente, retirando o óleo com o procedimento de costume, aplicando shampoo e condicionador.”, comenta o especialista.



-Hidrate o cabelo enquanto dorme


Hoje em dia existem alguns produtinhos responsáveis por cuidar dos fios durante as horas de sono. A hidratação noturna, além de prática e eficiente, é responsável por devolver água à fibra capilar, garantindo brilho, maciez e fios mais soltos.











Me encontre nas redes sociais: