4 de maio de 2023

Dicas de como estimular a criatividade e aprimorar a qualidade das selfies

Na era das selfies, use todos os recursos para melhorar sua imagem (Imagem: :reprodução)


Atualmente, com tantos selfs, podemos aproveitar a qualidade das câmeras dos celulares e dos recursos da máquina fotográfica para melhorar as suas fotos de uma maneira divertida. O professor Jomar Villanova, especialista em Fundamentos do Ensino das Artes e professor da área de Linguagens Cultural e Corporal do Centro Universitário Internacional Uninter, preparou algumas dicas para estimular a sua criatividade e aprimorar a qualidade das imagens. A realização destes exercícios práticos pode ser tanto para profissionais, como para iniciantes ou simplesmente, para quem gosta de fotografia e deseja tirar fotos mais bonitas.


 

Composição:


O primeiro exercício fotográfico selecionado é chamado de 100 passos: escolha um local para começar a fotografar, pode ser um local público, como uma praça ou parque próximos da sua casa. Com a sua câmera preparada, caminhe 100 passos em qualquer direção, pare observe o local e tire 20 fotos do ambiente ao seu redor, aproveite para explorar o que encontrar nele. Perceba nestas fotos detalhes que poderia não ter percebido - pessoas passando, carros, enfim, os elementos da cena. Após dê mais 100 passos e tire mais 20 fotos com o mesmo objetivo.


 

Iluminação:


Como é importante ter domínio da luz na fotografia, escolha um objeto simples, coloque uma luminária de mesa e tire fotos mudando a posição da iluminação neste objeto, não é necessário ter uma iluminação de estúdio ou vários flashes de foto. Então, você terá o mesmo cenário, mas com iluminações diferentes, perceba como a direção da luz pode afetar os resultados fotográficos. Exercite para que possa ter domínio do efeito desejado.  


 


Enquadramento:


Caso não utilize tripé tente encostar o aparelho em algum local fixo para não movimentar a câmera, se estiver segurando o celular manualmente, no momento que for dar o click e tirar a foto, prenda a respiração para que o movimento do seu corpo não mude a posição enquadrada.


 

Na era das selfies, use todos os recursos para melhorar sua imagem (Imagem: :reprodução)



Qualidade:


Outro exercício muito bom é limitar a quantidade de fotos tiradas, a intenção é prezar mais pela qualidade do que na quantidade, já que as câmeras digitais possibilitam tirar inúmeras fotos. Antigamente o filme se esgotava com 36 poses, então a proposta pode ser tirar somente 36 fotos, na qual você ainda irá selecionar as que ficaram melhores, para analisar a qualidade da fotográfica.


 


Inspiração:


Entre os vários fotógrafos, há alguém que te inspire? Então escolha algum de sua preferência, selecione algumas das suas imagens e tente recriá-las, verifique os elementos fotografados como a composição, o enquadramento, a iluminação, as diferentes poses, o movimento, além do desenvolvimento do olhar, auxilia na compreensão da técnica utilizada.



Possibilidades da câmera :


A profundidade de campo é determinada pela distância entre a câmera e o objeto e para exercitar vamos utilizar um tabuleiro de xadrez, onde deve posicionar as peças alinhadas com as linhas do tabuleiro, como enfileiradas, assim foque nas peças da primeira fileira, utilize o recurso do zoom e faça anotações da abertura, depois da segunda fileira, este será um exercício para poder estudar as possibilidades da sua câmera.   


 

Efeito visual:


Fotografe o mesmo local em diferentes horas do dia, podendo ser ao amanhecer e ao final do dia, o principal é perceber a luz na imagem e como ela interfere na sua fotografia, as mudanças de sombra, dos diferentes ângulos de iluminação, assim você poderá escolher o efeito visual.


 


“Desafie-se e crie uma rotina de fotografar diariamente. Isso irá auxiliar no domínio da técnica. Una a teoria com a prática, aproveite e se divirta fotografando. Além de treinar o seu olhar fotográfico, irá perceber uma grande melhora na qualidade das suas fotos, podendo desenvolver até o seu próprio estilo”, afirma Villanova. Então, bora fotografar!

















Me encontre nas redes sociais: