30 de setembro de 2023

Evolução das sobrancelhas em Hollywood: Veja o túnel do tempo desde os anos 2000 até os dias atuais

 Evolução das sobrancelhas em Hollywood: Veja o túnel do tempo desde os anos 2000 até os dias atuais - IMAGENS: REPRODUÇÃO



O visual das grandes celebridades, seja nacional ou internacional, principalmente de Hollywood, são desejados e copiados em todo o mundo, sejam as peças de roupas, estilo de cabelo, maquiagem, ou até mesmo os designs de sobrancelhas. A mídia audiovisual desempenha um papel significativo na forma como percebemos a estética e a moda. Segundo uma pesquisa da NBC Universal Brasil, cerca de 93% dos brasileiros, algo como 115 milhões de fãs, acompanham séries no Brasil. A mesma pesquisa ainda revela que 66% dos fãs gostam de séries em que se identificam com o personagem e 39% afirmam que as séries que assistem ajudam a contar sobre quem eles são e como se sentem.


 


Todos os anos, surgem novas obras nos streamings que acabam hipnotizando os telespectadores, tornando-se tendências, seja em redes sociais, na trilha sonora ou na área da estética da produção. Essa influência pode ser mais fácil de alcançar hoje em dia devido às redes sociais e outros meios, porém na década de 2000, esse padrão já era bem comum, e esses personagens já eram vistos como uma figura que todo mundo quer copiar. São os casos dos clássicos que são sucessos até hoje, como Gossip Girl e Meninas Malvadas, grandes produções dos anos 2000 e cujas tendências de moda são levadas em consideração até hoje.


 


Várias dessas aparências foram levadas através das décadas por profissionais que podiam reproduzir alguns desses exemplos, como em salões de beleza e clínicas de estética. “Temos as nossas lojas desde 2013, mas desde o começo recebemos mulheres de diversas partes do Brasil com fotos das mulheres que estão na mídia no momento, muitas vezes personagens de séries e filmes que elas querem as sobrancelhas iguais. Nós reproduzimos de acordo com o perfil da cliente, até porque cada um tem um formato de rosto, não podemos tirar essa identidade da pessoa”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede de estética facial.


 


Pensando nesses clássicos, a especialista em Sobrancelhas, Luzia Costa, viajou até os anos 2000 e reproduziu uma linha do tempo das principais produções, e como as sobrancelhas foram mudando através dos anos:


2000 a 2005:


1 - The OC Sex and The City e Meninas Malvadas  grandes sucessos da época


As sobrancelhas dos anos 2000 eram notáveis por seu estilo distinto, que muitas vezes envolvia modelos bem finos e exageradamente arqueados. Esse estilo de sobrancelha era popular entre muitas celebridades e também era retratado em séries de TV e filmes. Em anos diferentes, tínhamos The OC, Meninas Malvadas e Sex and the City fazendo a cabeça dos telespectadores. Visuais de Marissa, uma das protagonistas de The OC, era um dos queridinhos. Já em Meninas Malvadas, para diferenciar os núcleos dos personagens, eram diversos modelos, porém, sempre seguindo os modelos mais finos e muitas vezes preenchidas com lápis.




(The OC, Sex and The City e Meninas Malvadas - grandes sucessos da época)


 


2005 a 2010:



2- Gossip Girl e Diabo Veste prada - tendência da metade dos anos 2000



Começando a sair dos visuais super finos e indo para modelos mais redondos e naturais, são as marcas dos anos 2005 a 2010. Porém, o estilo ainda mantinha características da moda dos anos 2000. Obras como Gossip Girl e o Diabo Veste Prada foram referências na época e são até hoje. Blair Waldorf e Serena Van Der Woodsen, as It Girls da série, ditaram tendências no Upper East Side e fora das telinhas também, com milhares de mulheres se inspirando nas personagens.

 



(Gossip Girl e Diabo Veste prada - tendência da metade dos anos 2000)


2010 a 2015:



3- Game of Thrones Garota Exemplar e Pretty Little Liars


Na década de 2010, as tendências de sobrancelhas nas telinhas refletiam uma mudança significativa em relação às décadas anteriores, em direção a um estilo mais autêntico e real. As sobrancelhas naturais e espessas ganharam destaque. Modelos que seguiam o formato natural do rosto se tornaram as favoritas, com um arqueamento mais suave e um preenchimento leve. Sendo assim, quem não tinha pelinhos suficientes, acabava optando por alguns procedimentos como microblading, técnica que permite deixar as sobrancelhas mais cheias e definidas. Dentre as principais influências, se encontram as protagonistas de Pretty Little Liars, que influenciaram gerações durante alguns anos e as personagens femininas de Game Of Thrones, principalmente, Daenerys Targaryen, interpretada por Emilia Clarke, que tinha os pelinhos grossos e bem escuros.



(Game of Thrones, Garota Exemplar e Pretty Little Liars)


 


2015 a 2020:


4 - La Casa de Papel Os Vingadores e Big Little Lies




Ainda seguindo o padrão bem natural e deixando esse modelo cada vez mais conhecido, o final da década de 2010 traz o fim dos arqueamentos dando espaço para sobrancelhas mais retas e também marca o surgimento de alguns procedimentos, como a coloração das sobrancelhas e o microblading, ainda mais natural, para que o procedimento pareça ser real. Em produções como Big Little Lies, La Casa de Papel e o fenômeno Os Vingadores, é possível encontrar essas tendências e em diferentes modelos, sempre seguindo o formato do rosto das atrizes.


 



(La Casa de Papel, Os Vingadores e Big Little Lies)


2020 - atual:


5 -Emily em Paris O verão que mudou a minha vida e Euphoria



Com produções seguindo as tendências lançadas no mundo da beleza, as séries mais atuais buscam trazer a naturalidade das personagens, seguindo modelos mais retos e sem preenchimento algum. Com exceção, em algumas vezes é possível ver a brown lamination, nova técnica que consiste em levantar os pelinhos para cima. Essa técnica pode ser perceptível em algumas cenas que envolvam algo fora da rotina, como na série Euphoria, em algumas festas que as personagens participam. Emily em Paris, segue o principal desejo do momento, sobrancelhas retas e com os pelinhos super naturais. Lilly Collins, a atriz que interpreta Emily, tem as sobrancelhas grossas naturalmente, o que permite um resultado final bastante satisfatório.


(Emily em Paris, O verão que mudou a minha vida e Euphoria)


Importante ressaltar que toda a inspiração que derivam dessas obras, precisa ser equilibrada com a realidade do perfil da pessoa e sempre lembrar que a beleza tem que apenas ser ressaltada e não alterada.


 




















Me encontre nas redes sociais: