21 de outubro de 2023

Programação de cinema recebe Malu Mader na Unibes Cultural

 Programação de cinema recebe Malu Mader na Unibes Cultural -  Imagem: divulgação



Cinéfilos de plantão estão de olho na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e, em consonância ao evento, a Unibes Cultural preparou uma programação especial e gratuita. Dentre os destaques, a cineasta Yael Steiner recebe Malu Mader em “Talks Culturais: Narrativas do Audiovisual” do dia 24, às 19 horas.


O debate tem como tema o documentário “Contratempo” (2008), marco da estreia da artista como diretora e aborda a trajetória do Projeto Villa-Lobinhos. Malu é madrinha da iniciativa social voltada ao ensino da música clássica para jovens carentes.


Villa-Lobinhos tornou-se conhecido como sendo um projeto de educação musical para jovens talentos de 12 a 20 anos de famílias de baixa renda. A Orquestra Villa-Lobinhos é dedicada a um repertório de músicas brasileiras.


Segundo Elaine Vieira, superintendente executiva da Unibes Cultural, “um dos objetivos da programação mensal é atender a todos os públicos ao desenvolver um conteúdo diversificado sobre as diferentes tendências culturais e no mês de outubro um dos destaques é voltado à sétima arte”.


A série de três encontros “Talks Culturais” terá mais duas datas: 22 e 26. No dia 22, às 17 horas, Yael recebe Flavia Tygel, de “As Polacas”, ficção de João Jardim que retrata a realidade das escravas sexuais no Brasil;. O longa-metragem que aborda o drama das polonesas judias obrigadas a se prostituir traz no elenco Valentina Herszage e Caco Ciocler. Flavia tem sua assinatura na trilha sonora original do filme inspirada no tetragrama e nas escrituras da Cabala. 


Para fechar a tríplice cultural, no dia 26, às 19 horas, será a vez da diretora Yael abordar seu filme “A planta”, dirigido por Beto Brant. O longa discute o uso da cannabis medicinal no Brasil.


 Programação de cinema recebe Malu Mader na Unibes Cultural -  Imagem: divulgação



No dia 31, às 19 horas, a programação voltada ao cinema será encerrada com o documentário “Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós”, dirigido por André Bushatksy. O público será presenteado com bate-papo entre o diretor e Priscila Santos, da distribuidora Prisma. Eles discutirão sobre o filme que revisita a Segunda Guerra Mundial com base em depoimentos de vítimas do holocausto.


Interessados em participar de qualquer uma das atrações deverão retirar os ingressos pela internet ( www.unibescultural.com.br ).



Programação


22, às 17h | Talks Culturais: Narrativas do Audiovisual – debate entre Yael Steiner e Flavia Tyger


24, às 19h | Talks Culturais: Narrativas do Audiovisual – debate entre Yael Steiner e Malu Mader


26, às 19h | Talks Culturais: Narrativas do Audiovisual – debate de Yael Steiner sobre seu filme “A Planta” (on-line)


31, às 19h | Documentário “Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós”, com debate entre André Bushatksy e Priscila Santos



André Bushatksy é cineasta, roteirista e autor. Formado em publicidade e propaganda, pela FAAP-SP, começou a carreira na TV Globo, e expandiu seus horizontes em diversos segmentos do audiovisual. Dirigiu e roteirizou o curta de animação Miss Dollar, baseado no conto de Machado de Assis, que foi premiado no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e participou do Anima Mundi. Nas telas do cinema, dirigiu diversos documentários, com destaque para: A História do Homem Henry Sobel, Roid, O Método Holandês, Tão Perto e Tão Longe e Brasileiríssima, sobre o impacto cultural e social da telenovela no Brasil. E os longas de ficção No Outro Encontro Você e o Domingo à Noite, que estreou no Festival do Rio na categoria hors concur Novos Rumos, e também foi o único filme brasileiro selecionado para a mostra virtual do prestigiado Boston Film Festival 2022


Yael Steiner é cineasta e empreendedora cultural. É cofundadora da Whe Play, uma multiplataforma de entretenimento de impacto social e amplificadora de vozes latinas. Foi CEO do Centro da Cultura Judaica (atual Unibes Cultural) de 2007 a 2013. Yael Steiner fala sua produção mais recente, o filme “A planta”, dirigido por Beto Brant e que debate o uso da cannabis medicinal no Brasil.



Flavia Tygel é compositora, arranjadora, pianista e produtora musical. A composição é um ponto focal na estória artística de Flavia, hoje especializada na criação de trilhas sonoras originais para televisão, cinema e streaming, com um trabalho expressivo nestas áreas. Com mais de trinta filmes no currículo, destaca-se o documentário Torre Das Donzelas, com premiações nacionais e internacionais e o mais recente, As Polacas, da Globo Filmes, dirigido por João Jardim e produzido por Iafa Britz.



Malu Mader estreou como atriz na TV Globo em 1983, onde protagonizou grandes papeis. Atuou nas minisséries Anos Dourados (1986); Anos Rebeldes (1992); A Justiceira (1997) e Labirinto (1998). Atuou em séries como A Comédia da Vida Privada (1996); A Vida Como Ela é (1996) e Os Normais (2001). Junto com Mini Kerti, dirigiu o documentário Contratempo (2009).



Sobre Unibes Cultural: Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.



Local: Unibes Cultural


Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde


Unibes abre de quarta-feira a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)


Telefone: (11) 3065-4333


Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br 





































Me encontre nas redes sociais:

Fonte: Assessoria de imprensa