15 de junho de 2016

Receitas: Bolo de fubá delicioso

Bolo de Fubá 

O mês de junho já está na metade, mas resolvi postar aqui algumas receitas tradicionais das Festas Juninas. Além de deliciosas, as receitas típicas dessa época do ano são fáceis de fazer. Cuscuz, bolo de fubá, pinhão, canjica, arroz doce, curau, maçã do amor, vinho quente e quentão são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano que eu adoro e não posso ficar sem. A receita de hoje é bem fácil e deliciosa, feita com muito carinho. Espero que gostem.

Ingredientes

- 3 ovos separadas as gemas das claras
- 1 xícara e meia (chá) de açúcar
- 100 g de margarina culinária
meia xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de leite de coco
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de amido de milho Maizena®
- 3 colheres (chá) de fermento em pó
meia xícara (chá) de fubá

Modo de Preparo

Primeiro preaqueça o forno em temperatura média (180°C) e unte e enfarinhe uma forma de furo central média (20 cm de diâmetro). Reserve.
Na tigela da batedeira, coloque as claras e bata até que fiquem firmes. Junte, aos poucos, o açúcar e continue a bater até que fique em ponto de suspiro. Retire da tigela e reserve.
Na mesma tigela, coloque a margarina e as gemas, e bata até que vire um creme fofo. Junte o leite e o leite de coco, e bata até que vire uma massa uniforme.
Peneire juntos a farinha de trigo, o amido de milho MAIZENA®, o fubá e o fermento, e acrescente a massa, aos poucos, bata até que fique homogênea.
Adicione o suspiro reservado e com o auxílio de uma espátula mexa delicadamente.
Disponha a massa na forma e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e sirva a seguir.  Rendimento: 16 porções. Tempo de preparo: 15 minutos. Tempo de forno: 35 minutos. Tempo total: 50 minutos

Durante 4 semanas vou postar aqui no blog receitas tipicas dessa época tão gostosa. Então fique de olho que quarta-feira que vem tem mais uma deliciosa receitinha. Não perca as 4 receitas típicas de festa junina que vão te dar água na boca!

Gosta de Bolo de Fubá?


Imagem: Reprodução