13 de março de 2017

Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas

Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas

Olá! Campineiras de plantão!

Para quem mora em Campinas e região e adora música contemporânea essa semana semana será recheada de atrações. A quarta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB será realizada de 14 a 18 de março, em diversos locais da cidade Campinas. Neste ano, o festival rende homenagens aos compositores Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, e oferece uma vasta programação de música contemporânea totalmente gratuita e aberta à população. Os homenageados protagonizarão as atividades noturnas, realizadas no Instituto CPFL no dia 15 de março e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes” nos dias 16, 17 e 18. 

No dia 15, a abertura no Instituto CPFL às 20h30 marca o início do Festival com um concerto e bate-papo com ambos os homenageados. Uma oportunidade do público interagir e participar  de uma conversa descontraída com dois grandes nomes da música contemporânea. Para o concerto, o Grupo Tectum prestará uma homenagem a Edson Zampronha e logo depois será a vez do Quatro a Zero executar obras em homenagem a Hermeto Pascoal. 

No dia 16, é a vez do recital comentado de Edson Zampronha e no dia seguinte, 17, está agendado o concerto de Hermeto Pascoal & Grupo. Sempre às 20h30 no Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”. As apresentações dos recitais comentados estão entre as atrações mais esperadas da programação. Momento que os próprios homenageados irão destrinchar suas obras para o público, revelando detalhes da concepção e do momento de vida que estavam quando escreveram suas composições, inspirações e, eventualmente, características mais técnicas do processo de criação. É uma oportunidade única para a plateia de ter um contato mais intimista com o criador e suas composições. 

Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas

Para completar, os espectadores ainda poderão assistir uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em um concerto especial que também conta com a participação dos homenageados, oferecendo breves comentários sobre as suas obras apresentadas. Esta atividade acontece no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, às 20h30, no dia 18 de março

Além disso, o festival oferece uma vasta programação das 13h00 às 18h00 nos dias 16 e 17 no Instituto de Artes da Unicamp. Esta programação conta com apresentações de trabalhos acadêmicos, projetos artísticos e mesas-redondas debatendo a vida e obras de Hermeto Pascoal e Edson Zampronha por especialistas no assunto. 

O IV Festival de Música Contemporânea Brasileira é viabilizado através do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), apresentado com patrocínio da CPFL Energia e produzido pela  Sintonize. Recebe também o copatrocínio de Ipanema Rolamentos, Mahogany, CNPq, Yamaha e CAPES. Conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Instituto de Artes da Unicamp, OSMC, A Loja de Pianos e CRCV&B. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Educação e Governo Federal. 

Para garantir uma vaga nos concertos das 20h30, basta retirar o ingresso no local uma hora antes do espetáculo (limite de 2 por pessoa). 

Abertura do Festival 

15 de março de 2017
Horário: 20h30
Local: Auditório Umuarama, Instituto CPFL

Bate-papo com Edson Zampronha e Hermeto Pascoal 

Homenagem a Edson Zampronha
Grupo Tectum

Homenagem a Hermeto Pascoal
Quatro a Zero

Recital Comentado pelo compositor homenageado Edson Zampronha

16 de março de 2017
Horário: 20h30
Participantes: Edson Zampronha, ABSTRAI ensemble, Fabio Presgrave, Fernando Hashimoto e Thais Nicolau 
Local: Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”

Recital Comentado pelo compositor homenageado Hermeto Pascoal

17 de março de 2017
Horário: 20h30
Participantes: Hermeto Pascoal & Grupo 
Local: Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”

Concerto de Encerramento

18 de Março de 2017
Local: Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”
Horário: 20h30
Concerto com Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Participação especial: Edson Zampronha e Hermeto Pascoal

Serviço:

IV Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data: de 14 a 18 de março de 2017
Locais:
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo – Campinas
- Centro Infantil Boldrini: R. Dr. Gabriel Porto, 1270 - Cidade Universitária - Campinas 
- Instituto CPFL: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera - Campinas
- Teatro Municipal “José de Castro Mendes”: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial - Campinas
Mais informações: fmcb@sintonizenacultura.com.br

Me encontre nas redes sociais:
Instagram | Twitter  VlogAngellRibeiro | Snap:ANGELLRIBEIRO