4 de setembro de 2017

Dica de turismo: Parque Tingui - Curitiba

Parque Tingui
Olá!!

Bora de viagem? Fiz uma sequência de posts sobre a viagem que fiz no mês das férias! Hoje o post é sobre essa cidade linda que é Curitiba, que é recheada de parques e muita natureza! Conhecemos alguns parques como o Barigui (tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes) o Parque Tanguá que tem um por do sol incrível! E o Parque Tingui!

Parque Tingui:

Seu nome é uma homenagem ao povo tingüi (que significa "nariz afinado"), uma população indígena que habitou a região onde atualmente se localiza Curitiba, na época de sua colonização pelos portugueses.

No interior do parque existe o Memorial Ucraniano, construído em 1995[2] para comemorar o centenário da imigração ucraniana no Brasil. Há também a Praça Brasil 500 Anos, inaugurada em 2000, em comemoração aos 500 anos de Descobrimento do Brasil. Para o lazer dos visitantes, existem uma ciclovia e uma pista de corrida paralelamente ao rio, com canchas de esporte e churrasqueiras.

Capela de São Miguel

    
Parque Tingui

     
Parque Tingui

     
Parque Tingui

Existe uma réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet-Pr, construída em madeira, em estilo bizantino, onde há uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados. Ao lado da capela está o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural.

* Pêssanka esculpida em ferro que fica localizado no jardim ao fundo da capela.

Imagem Instagram (Parque Tingui)

Numa casa típica da arquitetura ucraniana funciona a loja de souvenir, onde são vendidos produtos artesanais. O Memorial possui um palco e uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk. Manifestações folclóricas e festas típicas da etnia acontecem com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da comunidade ucraniana: a Bênção dos Alimentos (no Sábado de Aleluia), a Festa Nacional da Ucrânia (em agosto), a Festa da Colheita (em outubro) e a Festa de São Nicolau (em novembro).

Muito legal!!!

Parque Tingui

Parque Tingui
Algumas sugestões de passeios:

Parque Tingui
Parque Barigui
Parque Tangua
Jardim Botânico
Museu Oscar Nyemaer
Torre panoramica da OI
Praça do Japão
Ópera de Arame
Feira do Largo da Ordem

[ Próxima parada! Jardim Botânico ]

Jardim Botânico

Gostaram? Espero que sim!

Não esqueça de comentar, beijos!

Me encontre nas redes sociais:
Instagram | Twitter  VlogAngellRibeiro | Snap:ANGELLRIBEIRO