29 de abril de 2018

Clube do Malte: 10 curiosidades sobre cerveja que você precisa saber

Clube do Malte: 10 curiosidades sobre cerveja que você precisa saber (Imagem: reprodução)

Domingão é dia de dicas de receitas e gastronomia aqui no blog! Por isso trouxemos uma dica para os amantes da cevada!

A cerveja é uma bebida milenar e uma das mais consumidas no mundo. Está na raiz da cultura ocidental, se mantendo relevante até hoje. Ela traz tradição, sabor, cultura, momentos de descontração, confraternização e encontro de pessoas. A cerveja já passou por inúmeras transformações da história  em sua produção. Com suas origens no Oriente Médio, teve um percurso histórico na Europa, ficou popular em todo o mundo e faz parte de um universo paralelo, com muita história, cultura e várias curiosidades.

10 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer.

1- Estudos e dados históricos apontam que as cervejas existem há pelo menos 8.000 a.C.

2- Em 1539, na região da Baviera, na Alemanha era proibido fabricar cerveja durante o verão. Devido ao calor as cervejas fermentadas na época estragavam muito rápido.

3- No Código de Hamurabi, escrito por volta de 1730 a.C. um dos artigos previa o afogamento do cervejeiro em sua própria cerveja, caso ela estivesse ruim.

4- Os monges, não só produzem como bebem cerveja a muito tempo. Por ser uma bebida altamente nutritiva, era considerada a bebida dos monges. Nos tempos de jejum, as cervejas mais encorpadas eram fundamentais e serviam como alimentação.

5- As cervejas são classificadas por família e estilos. As famílias são Lagers, Ales e Sour. Dentro dessas três famílias existem mais de 150 estilos.

6- Na antiguidade a produção de cerveja era uma tarefa exclusiva das mulheres, chamadas de alewifes.

7- A maioria das cervejas são comercializada em garrafas de vidro na cor marrom. Isso por que as garrafas marrons ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, evitando a oxidação, que pode ser percebida tanto no sabor quanto no aroma da bebida.

8- O lúpulo é uma planta, que utilizado na produção de cerveja é responsável pelo índice de amargor (IBU) e também com grande influência no aroma. Foi introduzido na bebida pela primeira vez nos anos 600 da era cristã, devido a sua eficácia para conservação e abundancia da planta nas regiões cervejeiras da época.

9- Já pensou em estudar cerveja? A zitologia é o estudo da cerveja, zítólogo é quem estuda a cerveja e a zitogastronomia é o estudo da cerveja com a gastronomia, é a parte que estuda as harmonizações de comida e cerveja.

10- Santo Agostinho é oficialmente considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos cervejeiros.

Gostou??


Me encontre nas redes sociais: