#DicaDoChef Salada Verdinha

#DicaDoChef Salada Verdinha

Com todo esse calor, nada melhor que uma refrescante saladinha... A receita de hoje é versátil, feita com macarrão, que pode ser preparada conforme o gosto de cada pessoa, é uma ótima pedida para churrascos, almoços em família ou mesmo àquele picnic no parque com os amigos. Se preparada levando em conta as propriedades de cada ingrediente, a salada de macarrão é um prato saudável e que vale por uma refeição completa.

Confira abaixo mais informações sobre as saladas, além de três deliciosas e equilibradas receitas (com aproximadamente 400 calorias cada 250g) compartilhadas pela rotisserie paulistana Villa Lucchese (http://villalucchese.com.br).

[O que vai na salada de macarrão?]
Macarrão, vegetais e carne são os principais ingredientes. Em geral, pastas menores são mais usadas (como penne ou gravata). A escolha da proteína varia conforme o gosto, sendo frango, camarão, bacon, feijão e queijo os mais usados. Os vegetais são geralmente frescos (como tomate, cebola, brócolis, pimentão...) e molhos, dos mais variados, completam o prato.  

[Qual molho usar?]
Não há uma regra, é tudo uma questão de gosto. Há quem aposte nos tradicionais, como maionese, pesto e vinagrete, mas cada receita tem um molho que acaba caindo como uma luva...

[Salada com macarrão é saudável?]
Desde que haja equilíbrio na receita, as saladas de macarrão são saudáveis sim. Basta não exagerar no molho e nos queijos. Equilibrando os ingredientes – carboidratos, proteínas e vitaminas em geral, elas valem por uma refeição!

[Como preparar?]
Você escolhe o macarrão de sua preferência e cozinha normalmente seguindo as indicações de cada um. O diferencial é que é preciso esperar a massa esfriar. Para que esse processo corra bem e a pasta não grude, após coar, despeje um pouco de azeite e mexa. Quando o macarrão estiver frio, coloque o restante dos ingredientes e o molho. 

[Por quanto tempo posso conservá-la na geladeira?]
Tudo depende do molho. Aqueles com leite, queijo ou maionese podem ser refrigerados por até três dias. Os demais, por até cinco. Já os que contém alface tem de ser consumidos em até dois dias. 

[Pode congelar?]
Obviamente que uma salada descongelada não se compara ao sabor da fresquinha, mas o prato pode sim ser congelado. O ideal é levar ao freezer sem o molho e deixa-la descongelar naturalmente (sem o uso de micro-ondas) e, só então, colocar o molho. 

Salada Verdinha

Para a salada:

1 pacote de macarrão de sua preferência
1 xícara de pepino cortado em cubinhos
1/2 xícara de pimentão vermelho cozido e cortado em cubinhos
1/2 xícara de pimentão verde cozido e cortado em cubinhos
1 xícara de tomate cereja cortado ao meio
1/3 xícara de cebola roxa cortada em cubinhos
2/3 xícara de azeitona preta fatiada
1/4 xícara de salsinha picada
1/4 xícara de parmesão ralado 
1 1/4 xícara de molho
Sal e pimenta ao gosto

Para o molho: 

3/4 xícara de azeite extra virgem 
1/4 xícara de vinagre ou vinho branco
3 colheres de sopa de parmesão ralado 
1 colher de sopa de salsinha em pó
1 1/2 colher de sopa de cebola em pó
3/4 colher de sopa de manjericão 
3/4 colher de sopa de orégano 
1/2 colher de sopa de alho picado 
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de pimenta do reino 

Modo de Preparo:
Primeiramente, cozinhe o macarrão escolhido seguindo as indicações da embalagem. Depois, aguarde-o esfriar – dispondo um pouco de azeite sobre a massa e mexendo bem. Quando a pasta esfriar, acrescente os ingredientes e mexa. Por último, cabe a você escolher mesclar também o molho em todo o macarrão ou servi-lo diretamente no prato.

#DicaDoChef  A salada de macarrão vai bem em qualquer horário!







Me encontre nas redes sociais:

0 Comentários