3 de abril de 2019

Dicas de como organizar as suas músicas

Dicas de como fazer uma boa faxina para organizar as suas músicas

Dia de faxina!

Que tal fazer uma limpa nas suas playlists? O editor de conteúdo musical da Deezer, Fábio Santana, se inspirou nos ensinamentos de Marie Kondo, guru e escritora dos livros "A Mágica da Arrumação" e "Isso Me Traz Alegria" sobre técnicas de organização japonesa, para dar algumas dicas de como enxugar suas playlists e organizá-las.

Acabou o amor? Delete!

Fabio indica começar a faxina apagando aquelas músicas que você sempre está pulando. "As pessoas enjoam de algumas batidas ou vozes e em menos de 10 segundos passam pra frente. Só deixam aquele conteúdo na playlist de favoritas por falta de atenção ou hábito, mas dificilmente, em algum outro momento, ela vai voltar a escutar aquelas músicas ignoradas. São essas que devem ser descartadas logo de cara", diz Fábio. Se bater o arrependimento, na Deezer você pode voltar músicas a qualquer momento para as suas playlists. E essa limpeza ainda ajuda o 'Flow', função exclusiva da Deezer que cria uma trilha sonora personalizada que, de forma algorítmica, mescla as músicas que você já ama com novas sugestões dos editores. Além de uma lista mais otimizada e limpa, você vai receber novidades de acordo com seus gêneros preferidos.

Mude com as estações

"Não existe uma frequência exata, mas passar mais músicas do que ouví-las é um alerta de que elas estão te incomodando ou fora do seu mood. Esse pode ser o momento de limpar e atualizar. Estações do ano são bons momentos para isso. O verão normalmente é uma temporada de muita animação, calor e carnaval. Já o outono tende a alavancar hits mais calmos, para relaxar. Para uma música merecer continuar na sua playlist é preciso sentir na pele o "spark joy" (sensação de alegria e conforto), que Marie Kondo nos ensina".


Dicas de como fazer uma boa faxina para organizar as suas músicas

Para não enjoar

"A maior dica é variar! Intercalar vozes masculinas e femininas e optar por bandas e artistas com arranjos diferentes são bons caminhos. Por exemplo, ouvir Destiny's Child e Beyoncé logo em seguida não é o ideal, pois timbres semelhantes tornarão a lista chata rapidamente. O botão de tocar aleatoriamente a seleção é o melhor amigo nessas horas também, não esqueça dele!"

Uma trilha sonora para cada ocasião

"Eu recomendo criar playlists por temas ou momentos. Separá-las em gêneros fica cansativo aos ouvidos. Vou deixar aqui três ideias que são legais ter:

1. Playlist Chilling: Colocar aqui suas músicas para relaxar. Pensar no que gosta de ouvir em um sábado de manhã tomando café deitado no sofá, sabe? Imagine situações que te tranquiliza e o que gosta de ouvir nelas. Ah, e aí fica uma lista para te desestressar em dias de muito trabalho também. Ótimo né?

2. Playlist Bom Humor: Pense aqui em uma trilha sonora de dias alegres e de muita positividade. Esse grupo vai conter músicas animadas e que você gosta muito. Vai servir como a sua "dose de animação" diária e pode ser sua aliada na hora da malhação.

3. Playlist Sentimental: Junte todas as músicas marcantes, que você associa memórias fortes e bons momentos. Com essa trilha sonora você vai ter aquela sessão nostalgia. Mas filtre bem! Não rola colocar canções que te lembre do relacionamento passado ou te traga alguma outra lembrança não muito legal".









Me encontre nas redes sociais: