16 de novembro de 2020

Dicas de como proteger os cabelos dos danos causados pelo suor durante os exercícios




Durante a prática de atividades físicas é quase inevitável que o suor entre em contato com os cabelos, causando danos à saúde das mechas caso alguns cuidados não sejam tomados. Para ajudar, Ricca lista algumas alternativas para proteger e tratar os fios dos danos causados pelo suor durante os exercícios.


Por que o suor prejudica os fios?


O suor é composto por água, sais minerais e sódio. Quando se faz alguma atividade física, consequentemente a produção dele aumenta e seu contato com a pele do couro cabeludo também. Depois de seco, o suor forma uma camada de sal nos fios e couro cabeludo, fazendo com que fiquem ressecados, menos resistentes e até quebradiços. Fora isso, o suor deixa o fio mais suscetível a poluição e oleosidade.


Dicas de como proteger os cabelos dos danos causados pelo suor durante os exercícios - Ricca 


Como proteger e tratar os fios? 


- Proteja os fios antes do treino


Cremes ou sprays que contenham óleos vegetais na formulação, como óleo de coco, por exemplo, ajudam muito na proteção da fibra capilar. As nanopartículas de óleo de coco encontradas nesse tipo de produto minimizam o efeito do suor e protegem o cabelo, já que possuem ação antioxidante e fazem com que os radicais livres e o ressecamento sejam bloqueados.


- Mantenha os fios presos


Penteados que afastem as mechas do contato com a pele são ótimas alternativas para proteger os fios, como coques, tranças ou rabo de cavalo alto. O ideal é usar elásticos folgados para não tracionar demais os fios a ponto de quebrá-los. Para franjas, é indicado o uso de tiaras.


- Seque os fios após os treinos


Se a rotina não permite que os fios sejam lavados diariamente, recomenda-se secar o cabelo após os exercícios. Fios e couro cabeludo úmidos são porta de entrada para proliferação de fungos e bactérias, já que o suor tem substâncias que podem servir de alimento para esses microrganismos. Então, para evitar problemas de forma prática e rápida, uso rápido de secador é uma boa alternativa, mas não diariamente para não danificar o fio. Uma toalha de algodão para auxiliar no processo também é uma boa investida.  


Para se livrar do aspecto oleoso e do mau odor antes da próxima lavada, a aposta certa são os shampoos a seco. Esse tipo de produto é um ótimo aliado na absorção da oleosidade que o suor causa, aliviando o aspecto sujo dos fios e proporcionando um cheirinho super agradável.


- Tenha um cronograma capilar


O processo de cuidados não termina na academia. É preciso ter um cronograma de cuidados que envolvam hidratação, nutrição e reconstrução para manter os fios saudáveis e recuperá-los de qualquer dano causado à fibra capilar por conta do suor. A dica é investir em máscaras capilares de hidratação pelo menos 2x na semana; nutrição 1x na semana; e reconstrução 1x ao mês para devolver todos os nutrientes necessários aos fios.











Me encontre nas redes sociais:
Fonte: Assessoria de Imprensa