12 de abril de 2021

Chá verde: como incluir esse poderoso ativo na rotina

 Chá verde: como incluir esse poderoso ativo na rotina 


Aos potes, saches ou goles, o chá verde conta com propriedades terapêuticas que se tornam ótimas aliadas para o bom funcionamento do organismo. De acordo com a dermatologista especialista em cosmiatria Luciana Garbelini, o insumo também apresenta propriedades cosméticas que beneficiam a beleza e saúde da pele. 

Para saber como e por que incluir esse ativo na rotina de cuidados, a especialista responde as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!


1 Como o chá verde age em benefício da pele?


“O chá verde conta com um composto bioativo chamado de flavonoide, quando ingerido ou aplicado de forma tópica na pele, ele é capaz de reduzir alguns danos causados pela exposição aos raios ultravioleta, como oxidação de lipídios, vermelhidão e eritema”, explica Garbelini e completa, “outras substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir bactérias causadoras de espinhas e agem positivamente sobre outras estruturas da pele, melhorando a elasticidade, descamação e aspereza.”



2 Como usar o chá verde a favor da pele?

-  Compressas

“Para a área dos olhos, indico as compressas feitas com o chá in natura. Basta mergulhar 3 colheres de chá verde em meio litro de água quente e deixar na geladeira para resfriar. Em seguida, umedeça dois algodões no chá gelado e coloque sobre os olhos por 15 minutos.”


-  Máscaras Faciais

“Máscaras faciais à base de chá verde ajudam a hidratar e trazem a luminosidade da pele de volta. Outros benefícios são o auxílio na desintoxicação das células, limpeza e redução da oleosidade. Nesse tipo de produto, o chá verde aparece como um sérum que umedece uma máscara de tecido e pode ser aplicada pelo menos 1x por semana.”


- Chá

“Por fim, ele pode ser consumido como um chá, de fato. A ingestão faz com que a pele seja tratada de dentro para fora, melhorando sua elasticidade e suavizando rugas. Além disso, a ação dos flavonoides melhora o fluxo sanguíneo e facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a derme.



3 O chá verde ajuda a tratar qualquer tipo de pele?


“Sim. Porém, ele é ainda mais eficaz em peles oleosas ou mistas, isso porque seus nutrientes e compostos aliviam o incômodo causado pela acne e diminuem o tamanho dos poros, equilibrando a oleosidade da pele”, finaliza a profissional.  








Me encontre nas redes sociais: