31 de agosto de 2021

Dia Nacional da Bailarina: confira quatro dicas para dançar e cuidar do corpo

 Dia Nacional da Bailarina: confira quatro dicas para dançar e cuidar do corpo (Imagem: Pinterest)


No dia 1° de setembro é celebrado o Dia da Bailarina e do Bailarino. A data foi criada para homenagear os dançarinos de Balé (ou Ballet), estilo de dança que surgiu na Europa Renascentista no século XV. Hoje existem diversas variações do Balé, sendo as principais o Balé Clássico e o Balé Contemporâneo.


O Balé Clássico é pautado por uma técnica mais rígida e com movimentos mais precisos que são executados de forma perfeita, seguindo exatamente o script. Já o Balé Contemporâneo é mais livre e o bailarino pode dançar de acordo com as suas emoções e sentimentos.


Independentemente do estilo, dançar Balé não é fácil. Dedicação, elasticidade, ritmo e disciplina são pontos fundamentais para ser um(a) bailarino(a). É necessário treinar, ensaiar, decorar movimentos e coreografias para transmitir a emoção da dança por meio do corpo. Mas o Balé também traz inúmeros benefícios, como o fortalecimento do condicionamento físico, desenvolve flexibilidade, postura e coordenação motora, além de auxiliar no controle da respiração.


Balé é arte e dança. Por isso, é importante manter o cuidado com a saúde das pernas, um dos membros mais usados na atividade. Confira quatro dicas para dançar e cuidar da saúde das suas pernas:


- Ter uma alimentação saudável: é fundamental controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e proteínas. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados.


- Meias de compressão: existem diversos modelos de meias de compressão no mercado e seu uso pode ser preventivo. A SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, possui um amplo portfólio de meias e canelitos que auxiliam no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático, permitindo assim, uma nítida melhora na circulação, além de promover conforto e bem-estar.


- Alongue-se: o alongamento é fundamental para aumentar a flexibilidade muscular, ativar a circulação sanguínea e prevenir lesões. Alongue-se por pelo menos 10 minutos para preparar seu corpo.


- Hidrate-se: beber de 1,5 a 2 litros por dia de água é importante para manter a pele hidratada e o organismo mais saudável.









Me encontre nas redes sociais: