![]() |
Dicas de óleos essências para usar no inverno |
As baixas temperaturas estão vindo com força. Por isso, nada melhor do que boas dicas de hidratação para a pele, uma delas são os óleos essenciais que ajudam a minimizar a pele ressecada, a alta dos mosquitos e o aumento dos resfriado.
Contra os mosquitos
Melaleuca: é extraído das folhas da árvore australiana Melaleuca artenifolia, conhecida como tea tree ou árvore do chá, em português. Seu cheio age como repelente natural. O recomendado é diluir cinco gotas em água e coloque em um difusor de ambientes (elétrico ou em vela). Ele pode ser utilizado ainda em produtos antipruriginosos, especialmente após picadas de insetos. Vale ainda o uso nessa época do ano por apresentar atividade anticaspa e anti-seborreicas.
Combatendo a gripe e o resfriado
Eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata): Rico em cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas. O óleo essencial de eucalipto tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica. Usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre e como tônico geral e para amenizar as dores nas articulações.
Para hidratar e nutrir a pele
Borragem: Extraído da planta Borago Officinalis, seu óleo é rico em ácidos graxos e ômega 6, vitaminas naturais que contribuem na hidratação tão necessária nos dias mais frios, já que melhora a elasticidade e firmeza da pele.
Óleo de Jojoba: Sua ação traz regeneração cutânea, por isso são utilizados produtos pós-barba, batons para lábios desidratados e loções para pele acneica.
Óleo de Semente de Uva: É extraído da semente do fruto, tendo elevado teor de tocoferóis, ácido linolêico, ácidos graxos insaturados e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o.
Rosa mosqueta: O óleo de Rosa Mosqueta é um dos ativos que vem se destacando em formulações de séruns, loções e cremes para o corpo. Rico em nutrientes essenciais aos processos fisiológicos e biológicos responsáveis pela manutenção da pele. É recomendado para pessoas que possuem peles muito ásperas, secas e sensíveis, pela presença do ácido oléico, linoleico e vitamina A, o componente causa um efeito regenerador e oferece uma sensação mais agradável ao toque para a pele. “O óleo pode ser utilizado no rosto, corpo, pele e cabelo. Sem contra indicações e multifuncional, ele costuma ser bastante utilizado nas estrias, cicatrizes e na pele com manchas e ressecada”, finaliza o especialista