Outubro Rosa


Olá, amores!

Já ouviu falar no "outubro rosa"? É um movimento que teve origem nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, se tornando posteriormente o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. 

As ações, desde então, são  direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, pois, segundo o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e sem dúvidas o mais comum entre as mulheres.      

Segundo o site "A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.
   
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa."

Alguma vez você já fez o auto-exame? 

Faça pelo menos uma vez por mês, após o período menstrual, e sempre nas mesma data ex: se você nos dia 5, no mês seguinte faça no dia 5.


O que procurar?

Diante do espelho
Deformações ou alterações no formato das mamas
Abaulamentos ou retrações
Ferida ao redor do mamilo

No banho ou deitada
Caroços nas mamas ou axilas
Secreções pelos mamilos


É isso ai, meninas! Se cuidem, beijos!

Imagem: reprodução

5 Comentários

  1. É uma campanha muito importante e que as mulheres precisam ficar atentas. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz o auto exame, e acho que está tudo bem. Essa campanha é realmente bem importante! Seria interessante que todas as mulheres também procurassem especialistas no assunto. Se o câncer for descoberto no início, as chances de viver podem aumentar bastante.
    Ótima iniciativa!
    Beijos :*

    http://www.emergindoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Me interessei bastante e vou fazer o Auto exame e espero que esteva tudo bem ><
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii. Li algo sobre o assunto ainda hoje, pois trabalho em uma agência de publicidade e as próximas propostas para o mês é Outubro Rosa. Acho super importante a divulgação desse material, assim como, a conscientização das mulheres em fazer o auto exame.

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou seguindo teu blog. Segue o meu?

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita! Gostou do post? Deixe sua opinião!