Dica fitness: Açaí é ideal para o pré e pós-treino

Açaí: ideal para o pré e pós-treino

Adoro açaí principalmente nos dias mais quentes, antes e depois dos treinos. Mas, nem todo mundo sabe disso. O açaí, traz diversos benefícios nestes dois momentos do dia. A dica de hoje vem da nutricionista Andrea Takayama "Uma alimentação adequada é o alicerce para o desempenho físico, uma vez que os nutrientes proporcionam combustíveis energéticos para os exercícios, além de oferecer elementos essenciais para a síntese de novos tecidos e o reparo das células já existentes".

Pré-treino

Com grande concentração de gorduras boas e carboidratos , o açaí é um fruto altamente energético, o que contribui em manter o condicionamento físico antes do treino. O consumo deve ser realizado entre 1h e 1h30 antes da atividade física, em quantidades que variam de acordo com o metabolismo de cada um. "Por ser rico em carboidratos, o açaí será responsável por manter a glicemia - concentração de açúcar no sangue - e a maximizar os estoques de glicogênio - energia rápida do organismo - ajudando a manter o condicionamento físico durante do treino", explica a nutricionista.

Açaí: ideal para o pré e pós-treino (Imagem reprodução)
Pós-treino

A alimentação após a atividade física serve para repor as reservas de glicogênio e as perdas de líquido. Assim, o açaí também é uma boa opção no pós-treino, já que ele consegue repor, de maneira rápida, a energia e a glicose perdida durante o exercício. Além disso os antioxidantes auxiliam a combater os radicais livres gerados pela atividade física, desta forma, ajudando na regeneração muscular e evitando a perda de massa magra.

Para atingir os benefícios mencionados a nutricionista recomenda os açaís naturais, sem adição de corantes, agrotóxicos e zero gordura trans e colesterol. O consumo, tanto no período de pré ou pós-treino, difere de acordo com a necessidade nutricional de cada dieta.

Você já conhecia os benefícios do açaí?



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