#EspecialDeNatal Receita Vegana - Mousse de chocolate e castanha portuguesa

#EspecialDeNatal Receita Vegana -  Mousse de chocolate e castanha portuguesa

Com o aumento de adeptos ao veganismo a culinária está se reinventando para conseguir agradar a todos os gostos nessa época do ano em que os churrascos e comidas natalinas tomam conta das casas! =) Por isso, criamos o #Especialfimdeano Receita Vegana.

Para auxiliar quem está iniciando a dieta sem carne e derivados de animal ou, para quem receberá um amigo vegano, Lucia Elena Guimarães, cozinheira que atende pelo GetNinjas, separou algumas receitas salgadas e doces para essa data comemorativa.

Para deixar o jantar ainda mais saboroso, Natália Cacioli, sommelière da Evino, harmonizou os pratos com o vinho ideal para cada um deles. 

Mousse de chocolate e castanha portuguesa

Ingredientes:

200g de castanha portuguesa cozidas e trituradas no mix
200g de chocolate meio amargo derretido
4 colheres de açúcar demerara
1 caixa de 200g de creme de leite vegetal (Amélia)
Pitada de gengibre
2 colheres (sopa) vinho do Porto ou licor de amêndoa
Raspa de limão e frutas vermelhas para enfeitar.

Preparo:
Bata o creme vegetal com o açúcar, junte o chocolate derretido, o gengibre em pó e o vinho. Distribua em taças e decore com raspas de limão e as frutas. Gelar por 4 horas.

Harmonização de vinhos:

Essa sobremesa tem aromas e sabores bastante marcantes: chocolate amargo, castanhas, gengibre e até Vinho do Porto. Logo, a opção sem erro é justamente um Vinho do Porto, um tipo de vinho fortificado e bastante complexo, que vai se equilibrar com todos os ingredientes. Outra opção é apostar em versões doces da uva Moscatel que também é bastante aromática. Espumantes demi-sec, vinhos brancos doces e fortificados, caso do vinho grego. Dica: é muito comum servir vinhos fortificados (que são mais alcoólicos) na temperatura ambiente, mas na verdade o ideal é servi-los mais frios, por volta dos 12ºC, pois nessa temperatura álcool e açúcar ficam mais equilibrados - especialmente na nossa época de festas, quando faz calor.





Me encontre nas redes sociais:

0 Comentários