28 de dezembro de 2018

#Especialfimdeano Receita Vegana - Bolo de cardamomo

#EspecialDeNatal Receita Vegana -  Bolo de cardamomo (Imagem Ilustrativa)

Hoje não é domingo, mas estamos com um especial de receita para os veganos, por isso, esse post "fora de dia". Quem acompanha o blog já sabe que aos domingos tem sempre uma receitinha aqui! Então, bora para as dicas de hoje!

Nas ceias de fim de ano, os pratos principais, na maioria das casas, são formados por peru, tender, chester e arroz com uva passa. Com o aumento de adeptos ao veganismo, porém, a culinária está se reinventando para conseguir agradar a todos os gostos. Por isso criamos o #Especialfimdeano - Receitas Veganas.

Para auxiliar quem está iniciando a dieta sem carne e derivados de animal ou, para quem receberá um amigo vegano, Lucia Elena Guimarães, cozinheira que atende pelo GetNinjas, separou algumas receitas salgadas e doces para essa data comemorativa que já postamos no blog, hoje vamos aprender a fazer uma receita doce - Bolo de cardamomo. Para deixar o jantar ainda mais saboroso, Natália Cacioli, sommelière da Evino, harmonizou os pratos com o vinho ideal para cada um deles.

Bolo de cardamomo

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de espelta
1 colher rasa de fermento
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colher (chá) de cardamomo moído
1/2 xícara de óleo de coco derretido
1 colher (sopa) de amido de milho diluído em 2 (sopa) de água
3/4 de leite vegetal

Modo de Preparo:
Misture separadamente os ingredientes líquidos e sólidos; depois, junta-os ao pouco mexendo muito bem. Leve ao forno por 40 minutos, temperatura de 180° em forma untada e farinhada.

Harmonização de vinhos:

Para não errar na harmonização, na hora da sobremesa escolha vinhos que tenham algum açúcar. Vinho seco e sobremesa é como café e chocolate que deixa o café ainda mais amargo. Para combinar com os aromas especiados deste bolo, a sugestão são vinhos de sobremesa doces, como um do tipo colheita tardia ou um Sauternes, da França. Na época de festas, harmoniza muito bem com as versões "Ice" dos Champagnes, já que eles são demi-sec e têm um pouco mais de açúcar residual.




Me encontre nas redes sociais: