20 de abril de 2022

Dicas para voltar à alimentação saudável após a páscoa

 Dicas para voltar à alimentação saudável após a páscoa  (Imagem:Reprodução)


Para muitas pessoas, resistir à tentação de abusar dos chocolates na Páscoa é um desafio. Por isso, quem sente que exagerou na dose pode ter essa sensação de que precisa retomar as rédeas o mais rápido possível. É aí que a maioria pensa em fazer um detox, mas cai no erro de apostar em receitas com promessas milagrosas que de divinas não têm nada.


“Nessa empreitada, que pode durar de alguns dias a semanas, não existe mágica. A chave para voltar aos seus hábitos saudáveis está no equilíbrio das refeições e numa boa hidratação. Por se tratar de um período pós refeições exageradas, o importante é nutrir o organismo com refeições leves, voltar a uma rotina ativa, além de fugir da sensação de culpa”


É o que afirma Julia Canabarro, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, que elaborou algumas dicas flexíveis e adaptáveis a diferentes tipos de rotina para serem colocadas em prática:


Mente limpa, corpo limpo 


O primeiro passo para reequilibrar sua rotina é a base para qualquer mudança: não se culpar pelo exagero. O autoflagelo psicológico é, na verdade, uma armadilha para o cérebro que em algum momento vai buscar conforto na comida ou em outros vícios. Cuidar dos pensamentos, portanto, é uma das dicas mais importantes desta lista, já que uma mente saudável ajuda a manter o equilíbrio e a saúde física.


Fuja de comidas pesadas  


Quando a páscoa acabar, compartilhar o chocolate restante até pode ajudar. Mas lembre-se que ao encher novamente a despensa, você deve focar em alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes e verduras, além de fugir dos industrializados.


Ingredientes essenciais 


Após a retirada dos alimentos pesados das refeições, vem a fase de escolher os elementos certos, que farão parte da composição de sucos, chás e pratos. Hibisco, couve, cereais integrais, vegetais frescos, proteínas magras, como peixes brancos, ovos, frango e tofu. Estes são alguns exemplos simples, facilmente encontrados em qualquer mercado, e que quando somados e colocados em uma dieta, são responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo, ajudando o corpo a se recuperar depois de um período de exageros.











Me encontre nas redes sociais:


Fonte: Assessoria de imprensa